PRINCÍPIO DA CAUSALIDADE - CUSTAS E HONORÁRIOS - ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por RODRIGO DIAS ALMEIDA, 21 de Novembro de 2019.

  1. RODRIGO DIAS ALMEIDA

    RODRIGO DIAS ALMEIDA Membro Pleno

    Mensagens:
    27
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Caros colegas, como sempre, grato desde já.
    Determina o princípio da causalidade que as custas e os honorários devem ser suportados por aquele que houver dado causa ao processo.
    É possível para o devedor fiduciário, cuja mora formalmente caracterizada (atraso no pagamento e notificação extrajudicial) teve como origem conduta indevida praticada pelo credor fiduciário, requerer que o credor fiduciário seja responsabilizado pelo pagamento de custas e honorários do processo de busca e apreensão que promoveu?
    Tenho um caso em que é fato que o devedor estava em mora, entretanto, só se encontrava nessa situação porque o credor bloqueou seu acesso ao serviço de geração de boletos e não os enviava regularmente, dando ensejo ao acúmulo de diversas parcelas em atraso.
    Antes da propositura da ação de consignação em pagamento a financeira entrou com ação de busca e apreensão e conseguiu apreender o veículo.
    Com a prova de que o devedor tentou durante meses resolver administrativamente o impasse com o credor (diversos e-mails, protocolos e comprovantes de pagamento de boletos com parcelas acumuladas em duas ocasiões), de que o mesmo recusou o desbloqueio do serviço e de que não enviava regularmente os boletos, é possível em, nome do princípio da causalidade, requerer que seja a financeira responsabilizada pelo pagamento das custas e honorários?
Tópicos Similares: PRINCÍPIO CAUSALIDADE
Forum Título Dia
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Princípios da Licitação- Compras Governamentais 23 de Janeiro de 2020
Direito Penal e Processo Penal OFENSA AO PRINCÍPIO DE CORRELAÇÃO ENTRE ACUSAÇÃO E SENTENÇA - SENTENÇA ULTRA PETITA - TRANSITO EM J. 02 de Abril de 2017
Direito Tributário Ofensa ao princípio da isonomia tributária. 24 de Novembro de 2016
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Contornando O Princípio Da Singularidade 21 de Agosto de 2013
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Recurso Extraordinário E Principio Da No Reformatio In Pejus 10 de Maio de 2012