Princípio Da Proporcionalidade De Gênero

Discussão em 'Direito Constitucional' iniciado por darossa, 04 de Novembro de 2010.

  1. darossa

    darossa Em análise

    Mensagens:
    25
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Boa noite colegas!

    Com a aprovação da Lei 12288, o Estatuto da Igualdade Racial, vemos, no art. 13, o seguinte:

     


    Notem o inciso III. O que exatamente é princípio da proporcionalidade de gênero? Não entendI mesmo. Como tratam-se de princípios, achei pertinente postar aqui na área de Direito Constitucional. 

    Aproveitando o tema, digam o que acharam: o Estatuto veio mesmo para fazer jus ao seu nome, ou seja, promover a igualdade racial, ou, na verdade, está funcionando mais como um diploma legal não só de proteção , mas de promoção privilegiada dos negros? Não, não estou pondo lenha na fogueira, antes que perguntem; esta pergunta é somente um levantamento de opiniões. 

    Obrigado!
  2. ewerton_fr

    ewerton_fr Membro Pleno

    Mensagens:
    105
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    O princípio da proporcionalidade está intrinsicamente ligado a defesa dos direitos fundamentais. Em síntese, quer dizer que para alcançar o fim pretendido pela atuação estatal o Estado deve utilizar de meios adequados (proporcionais) para tanto. É também chamado de princípio da vedação de excessos.
    No caso específico do inciso III, parece que a intenção é de que a de que seja assegurado, no desenvolvemento de "programas de extensão universitária destinados a aproximar jovens negros de tecnologias avançadas", a proporcionalidade de gêneros entre os beneficiários, ou seja, a distrituição adequada dessa oportunidade entre homens e mulheres negros, sem o favorecimento excessivo de um gênero em detrimento do outro.
  3. darossa

    darossa Em análise

    Mensagens:
    25
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Sabe, um dos motivos para eu ter perguntado é que a expressão foi colocada no texto legal como se ela já fosse existente, conhecida, e até corriqueira. Em que ambientes que o princípio da proporcionalidade de gênero é/era mais usado, em que textos, em que disciplinas, em mesas de bar com que tipo de gente, em que cursos universitários, em que tipos de palestras, quem são seus defensores, etC? Foi uma curiosidade que me deu ao ler sua resposta.
  4. AHNA

    AHNA Em análise

    Mensagens:
    5
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    ...que aberração agora uma norma cria um princípio....




    Já que existe o Princípio da Igualdade não precisariam reforçar algo tão óbvio assim, expressando dessa forma parece até imposição que se mantenha alguma proporcionalidade, como impor que tenhamos na proporção 1:1 de estudantes de engenheiros mulheres e homens (levando em conta que majoritariamente é um curso com mais estudantes do sexo masculino) se não tiver o que ocorre? rs
    Parece um tanto quanto inadequada pois se um programa de extensão tiver 50 vagas, 49 homens, 1 mulher, em tese se outra mulher tivesse interesse, então o curso estaria afrontando o tal Principio da Proporcionalidade de Gêneros (péssimo nome ....)
Tópicos Similares: Princípio Proporcionalidade
Forum Título Dia
Direito Administrativo Principio Da Proporcionalidade E Da Razoabilidade 20 de Fevereiro de 2009
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Princípios da Licitação- Compras Governamentais 23 de Janeiro de 2020
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor PRINCÍPIO DA CAUSALIDADE - CUSTAS E HONORÁRIOS - ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA 21 de Novembro de 2019
Direito Penal e Processo Penal OFENSA AO PRINCÍPIO DE CORRELAÇÃO ENTRE ACUSAÇÃO E SENTENÇA - SENTENÇA ULTRA PETITA - TRANSITO EM J. 02 de Abril de 2017
Direito Tributário Ofensa ao princípio da isonomia tributária. 24 de Novembro de 2016