Problemas Com Advogado Da Parte Contrário

Discussão em 'Direito de Família' iniciado por SilviaCampos, 11 de Março de 2014.

  1. SilviaCampos

    SilviaCampos Membro Pleno

    Mensagens:
    35
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Problemas com advogado da parte contrária
    Boa tarde Doutores,
    estou com uma situação muito complicada e realmente não sei como lidar.
    Minha sócia estava atuando no divórcio da Tia, que no inicio era consensual, passando para litigioso por questões patrimoniais. Ocorre que a advogada da parte contrária tem um relacionamento amoroso com este. Até esse ponto, não considerava isso um problema, até porque não vinha atuando no processo. Porém, essa advogada começou a enviar e-mails, mensagens, tornando a vida da minha sócia um inferno, dizendo que ela era parcial por ser sobrinha da parte e etc, enviando mensagens acerca até mesmo do desempenho sexual do cliente dela (!!!). Minha sócia não aguentou a pressão, passando a causa para que eu ficasse de frente e tentasse compor com a parte. De início os contatos foram bastante cordeais, e passei para ela uma proposta de acordo para que pudéssemos afastar o litigio e resolver o divórcio. Após as primeiras propostas de acordo, a advogada tomou uma postura rude, dizendo que eu era imparcial e que estava querendo prejudicar o cliente dela a qualquer custo. Depois a mesma ficou me passando diversos e-mails dizendo que eu não queria compor acordo com ela, que era melhor eu abandonar a causa pois eu estava prejudicando minha cliente e outras coisas infundadas. Por fim, no processo de divórcio o juiz convenceu a advogada a aceitar a proposta de acordo que apresentamos, pois era bastante razoável. Após isso, se iniciou a questão da pensão alimentícia. Após a audiência, no corredor do fórum, minha cliente fez um comentário para o ex-esposo, o que descompensou a advogada, que parou na minha frente e aos berros disse que eu tinha que segurar minha cliente, que eu não sabia fazer meu trabalho, que a minha cliente estava ofendendo ela. Eu disse que se houve alguma ofensa (que eu realmente não ouvi) que ela procurasse a delegacia. Mandei minha cliente ficar quieta e saí. Depois ela me mandou e-mails dizendo que iria processar a mim e a minha cliente e etc. Na segunda audiência a juíza solicitou que as filhas do casal fossem arroladas, já que na oferta de alimentos feita pela parte contrária, as mesmas não foram arroladas, remarcando a audiência.Depois disso, ela mandou outro e-mail (durante o carnaval) falando que eu tinha uma postura inaceitável, que iria me representar na OAB e etc, pq EU (!) deveria ter levado as filhas do casal, que eu fiz ela perder o tempo dela. 
    Desculpem o desabafo, mas a questão é, por mais que eu não esteja mais respondendo os e-mails que estão sendo enviados e continuo na causa, fazendo meu trabalho, gostaria de saber o que eu posso fazer quanto essa situação. Pois não gostaria de levar isso a frente, mas é algo que já esta me irritando extremamente.
    Agradeço aos Doutores que possam me dar uma luz ou que já passaram por uma situação assim e possam me dizer qual a melhor postura.
  2. jrpribeiro

    jrpribeiro Advogado

    Mensagens:
    752
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Goiás
    Prezada colega,boa tarde.

    Realmente é um caso delicado e requer bastante ponderação para não perder a postura.
    Creio que essa advogada tenha percebido sua postura (provavelmente mansa, educada e aversa a conflitos), e esteja fazendo uso disso afim de desestabilizá-la emocionalmente. Realmente é uma situação pela qual jamais passei...
    Entretanto, o que ela ameaçou fazer (fazer uma reclamação junto à OAB) poderá ser também feito pela senhora, afinal há diversos e-mails comprovando as atitudes dela.
    Tente fazê-a entender que estas atitudes não irão ajudar em nada e não irão intimidá-la quanto ao processo em curso.
    Por fim, se mesmo assim ela continuar insistindo em amedrontá-la, creio que vale a pena conversar diretamente com o(a) juiz(a) da vara e pedir que este(a) intervenha para que o processo tenha um andamento normal.
    Infelizmente não consigo dizer nada além disso...

    Cordialmente.
  3. SilviaCampos

    SilviaCampos Membro Pleno

    Mensagens:
    35
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Muito Obrigada Dr.
    Realmente é uma situação muito peculiar.
  4. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa tarde doutora:
    Já considerou a possibilidade de fazer uma representação na OAB, instruída com cópias dos email recebidos?
  5. Milton Levy de Souza

    Milton Levy de Souza Membro Pleno

    Mensagens:
    629
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Dra. Silvia Campos;


    Preclara doutora, pelas suas colocações"parece" que sois bem ponderada.

    Portanto, nada de perder as " estribeiras".

    Se tem as cópias das mensagens via ""correio eletrônico"", basta juntálos em representação à comissão de ética.

    boa sorte!!


    afetuosamente;
  6. cimerio

    cimerio Membro Pleno

    Mensagens:
    682
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Além do que os colegas disseram, que deve ser feito o mais breve possível, sugiro que a Dra. converse e demonstre pessoalmente toda a situação ao presidente da OAB da subseção onde a Dra. está inscrita. Ele poderá chamá-la e dar-lhe uma advertência verbal que poderá fazer cessar as amolações.
    Concomitantemente, a Dra. deve enviar notificação, seja por e-mail, carta ou cartório, informando a advogada da parte adversa, que devido a explicita ligação emocional que ela tem com o caso, tornou-se impossível tratar com a mesma de forma civilizada, sendo assim, requeira que os contatos profissionais sobre o caso pessoalmente, por telefone ou qualquer outro meio sejam cessados, restringindo-se tais contatos exclusivamente aos autos ou em audiências.
    No mais, afirme a sua posição de manter-se firme na defesa dos interesses de seu cliente de forma ética e imparcial.

    Por fim, digo a Dra. para não deixar se abalar pela outra "colega", pois infelizmente no curso de Direito, a ética não é uma matéria que se possa aprender, ainda que seja intrínseca ao tema, pois ela está sem dúvida ligada ao caráter de cada um. E isso vem da alma e do berço. Não ceda. Entendo que agora mais do que nunca a senhora deve "brigar" juridicamente pelos direitos da sua cliente.
    Atte.
  7. SilviaCampos

    SilviaCampos Membro Pleno

    Mensagens:
    35
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Obrigada pelo auxílio de todos. Acredito que a melhor forma será recorrer ao Conselho de Ética da OAB.
    Att.
  8. Historiador Carioca

    Historiador Carioca Membro Pleno

    Mensagens:
    570
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Pois é, pois é !!!

    Sinceramente, esqueceria qualquer acordo e partiria para o litigioso duma vez por todas e, neste contexto, não estaria sendo mais necessário qualquer contato seja com a parte adversa seja com a sua advogada !!!

    E, em relação com tais assédios desta advogada da parte adversa, iria me cercando com as testemunhas eventualmente por perto além dali estar a se arquivar todos os seus correios eletrônicos, etc !!! ... Sendo que não responderia à qualquer destes contatos e nem trataria pessoalmente com esta advogada fora do recinto da sala das audiências !!!

    Inclusive, cientificaria a minha cliente acerca desta minha atitude e a indagaria se a mesma estaria, ou não, de acordo em estar a se prosseguir com a minha pessoa nesta sua causa !!!

    Mais oportunamente, se fosse o caso, estaria ponderando a possibilidade dali estar a se acionar esta advogada junto do Poder Judiciário tanto no âmbito cível (os danos morais, etc) quanto no âmbito criminal !!! ... E sem se esquecer da sua representação junto da OAB também !!!

    Ou seja, iria dar muita corda para que a mesma viesse a se enforcar com ela, isto sim !!!

    Enfim, é isto !!!
  9. SilviaCampos

    SilviaCampos Membro Pleno

    Mensagens:
    35
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Obrigada Dr.! Realmente as atitudes extrapolaram o tolerável.
Tópicos Similares: Problemas Com
Forum Título Dia
Notícias e Jurisprudências Cliente que comprou esteiras com problemas de rolamento será indenizada 25 de Abril de 2023
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Problemas com a Assistência judiciária gratuita 28 de Março de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Compra De Veiculo Em Revenda, Veiculo Com Problemas 13 de Agosto de 2010
Regras Problemas Com Formatação 20 de Novembro de 2009
Regras Problemas Com Tópicos 05 de Setembro de 2009