Qual Recurso Cabível No Caso De Prisão?

Discussão em 'Direito Penal e Processo Penal' iniciado por Dr. Manoel Marques, 14 de Novembro de 2008.

  1. Dr. Manoel Marques

    Dr. Manoel Marques Em análise

    Mensagens:
    2
    Estado:
    Amazonas
    Nobres Causídicos

    Qual recurso cabível no caso de prisão?

    Caso alguns dos Doutores saibam a resposta ao questionamento agradeço. Considerando a hipótese de uma pessoa presa por roubo tentado com uso de arma de fogo em 04 de junho/08, mantida presa até hoje (05 meses) depois, estando o processo na fase do antigo art. 499 do CPP (por ser processo anterior à reforma).

    Considerando que o pedido de relaxamento de prisão e liberdade provisória foram indeferidos pela gravidade do crime e conveniência da instrução criminal.

    O preso já tem o benefício da liberdade provisória em outros 02 processos pela prática do mesmo crime de roubo.

    Não obstante a isso, creio que o preso tem direito de responder o processo em liberdade por excesso de prazo, penso que através de hábeas corpus dirigido ao tribunal. Não estou bem certo a cerca da medida cabível para a obtenção do relaxamento desta prisão.

    Ass: Neófito
  2. Maryanne Rackel

    Maryanne Rackel Em análise

    Mensagens:
    1
    Estado:
    Brasília-DF
    Prezado Dr. Manoel, segundo conhecimento adquirido em sala de aula, vejo que o fundamento do indeferimento da liberdade provisória, não deve ter tido como base a gravidade do delito, pois se me recordo, já tem súmula que veda tal motivo. Como o indivíduo é reincidente em crime de mesma natureza, talvez tenha sido esta a posição do juiz ao analisar o caso. Precisamos saber se tal prisão vigora pela decretação da prisão preventiva ou como apenas para a instrução criminal(Inquérito policial). Caso ele tenha sido preso em flagrante, e esse flagrante fora ilegal, caberia pedido de relaxamento da prisão( Art. 5º, inciso LXV, da CF/88), já que tal ação visa extirpar qualquer tipo de ilegalidade( excesso de prazo de detenção do acusado, não observação de procedimentos indispensáveis ao inquérito, etc). Caso tenha sido decretada a prisão preventiva, como entendo que tenha ocorrido, a ordem do juiz embasou-se nos requisitos do artigo 312, do CPP( garantia da ordem pública; da ordem econômica; por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal). Neste caso, deve-se "atacar" este fundamento, demonstrando ao juiz que tal motivo não subsiste mais. Intenta-se, então, uma ação de revogação da prisão preventiva, baseada no artigo 316, do CPP.
    Também, poder-se-á impetrar habeas corpus perante o Tribunal, com fundamento no artigo 5º, inciso LXVIII, da CF/88. ;)
Tópicos Similares: Qual Recurso
Forum Título Dia
Direito do Trabalho Qual Recurso cabível??? 05 de Agosto de 2019
Direito do Trabalho INCONFORMISMO COM A SENTENÇA - QUAL RECURSO? 09 de Setembro de 2018
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Qual o recurso cabivel em agravo interno? 01 de Agosto de 2018
Direito Administrativo Qual recurso cabível em JECFP 20 de Junho de 2018
Direito Tributário QUAL RECURSO CABÍVEL EM DECISÃO DE EMBARGOS A EXECUÇÃO FISCAL PROMOVIDA PELA UNIÃO 19 de Outubro de 2017