Reabertura de processo de pensão alimentícia

Discussão em 'Arquivos antigos' iniciado por Visitante_Juliana, 23 de Março de 2006.

  1. Visitante_Juliana

    Visitante_Juliana Visitante

    Bom, primeiramente agradeço desde já a todos que puderem ajudar e dou parabéns a esse fórum que dá uma luz pra quem está perdido.

    Meu caso é o seguinte... tenho 23 anos, e recebi pensão alimentícia do meu pai dos 18 até os 21 anos. Minha mãe demorou muito a pedir na justiça, só fez isso qd ele saiu de vez de casa.

    Só que como ele nos abandonou sem dar nenhuma assistência, seja médica pra minha mãe (que está com mal de Parkinson) ou mesmo para o meu futuro (prometeu pagar meus estudos mas sumiu e não me formei em nada, hj estou desempregada fazendo bicos pra ajudar minha mãe que está em casa, pois já nem anda mais, e não pode trabalhar), e está difícil pra mim, pois ele não dá nenhuma assistência.

    O processo continuou aberto, e em 2004 a firma em que ele trabalhava fechou, mas o processo continua aberto.

    Gostaria de saber se posso dar continuidade, já que ele está trabalhando registrado e não dá nenhuma assistência pra gente, e minha mãe não pediu pensão pra ela tb, já que ainda é casada com ele. Ah, ele se juntou com uma mulher e a filha dela, construiu uma casa linda, mas não se separou da minha mãe, deixou tudo por nossa conta.

    Como minha mãe não tem condições, eu poderia dar continuidade a esse processo, atualizando com o novo serviço dele, ou então abrir outro alegando tudo isso que falei?

    E se no caso a gente for pedir apenas o da minha mãe, quais os direitos dela já que ele a abandonou doente? E precisaria dela pra ir no fórum ou eu mesma posso ir representando-a?

    Desculpem o texto enorme, mas é para vcs entenderem melhor minha situação.

    Aguardo resposta. Obrigada.
  2. Karine Romero Althaus

    Karine Romero Althaus Membro Pleno

    Mensagens:
    83
    Estado:
    Paraná
    Pelo que eu entendi... tanto vc quanto sua mãe podem pleitear pensão alimentícia... sua mãe por estar incapacitada para atividade laboral... e vc temos que fazer uma análise... mas se vc esta cursando a faculdade, tbm terá direito...
    Lembrando que o máx que vcs conseguirão a título de alimentos é o valor de 30% dos rendimentos dele.
    Ainda é interessante ver a situação do processo antigo... se ele esta arquivado, ou não... é interessante que vc converse com o advogado que promoveu a ação.
    Espero ter colaborado...
  3. Visitante_Juliana

    Visitante_Juliana Visitante

    Muito obrigada Karine, vou retornar à procuradoria para me informar melhor.

    Mas algumas coisas que gostaria de perguntar... esses 30% seria o total meu + o da minha mãe ou o de cada uma?

    Pq se for assim eu posso exigir apenas o dela, já seria grande ajuda (infelizmente tenho que fazer desse modo, já que ele não quer ajudar de bom grado).

    E eu precisaria do endereço de onde ele está trabalhando ou apenas o da casa dele (que já tenho) para abrir o processo?

    Muito obrigada mesmo. ^^

    Até mais.
  4. luti_silva

    luti_silva Visitante

    Boa tarde Juliana,
    Li seu caso hoje, procure a defensoria o mais rápido possível. Vocês podem pedir sim a pensão alimentícia. Quanto ao quantum, varia muito de juiz para juiz (Estado para Estado tb), eu tenho processos que foram concedidos mais de 30%, já que leva em consideração a necessidade do alimentando. Reúna o maximo de documentação que conseguir, exames da sua mãe, recibos de pagamentos de médicos e medicações, despesas de casa, etc...
    No seu caso, como você é maior de idade, precisa comprovar que está estudando, ou, que não está estudando por falta de recursos.
    Alguns juízes mantém pensão para maiores de idade, mas já esclareço que são casos isolados, já que consideram que você é jovem e tem condições de trabalhar.
    Mesmo assim, quando se está estudando, os Juizes tem mantido a pensão até os 25 anos, geralmente.
    Seria interessante você informar em qual Estado reside, para que possamos buscar o entendimento local.
    Em raras vezes acesso o site, por falta de tempo, então, caso tenha dúvidas, encaminhe ao meu e-mail: luciana.luti@gmail.com.
    Espero ter ajudado.
  5. Visitante_Juliana

    Visitante_Juliana Visitante

    Muito obrigada Luciana, te enviei um email com o tema Dúvidas - Processo.

    ^^
Tópicos Similares: Reabertura processo
Forum Título Dia
Direito de Família Reabertura de Inventário 20 de Março de 2017
Direito de Família Reabertura De Inventário 21 de Junho de 2011
Arquivos antigos Reabertura de CAT 24 de Fevereiro de 2005
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Honorários de sucumbência em AJG em processo antigo 07 de Dezembro de 2023
Direito do Trabalho Neófito em Processo Trabalhista 04 de Julho de 2023