Reconhecimento De Firma

Discussão em 'Direito Administrativo' iniciado por Thomas, 13 de Agosto de 2012.

  1. Thomas

    Thomas Membro Pleno

    Mensagens:
    65
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Prezados colegas, por favor.

    Quando no carimbo de reconhecimento de firma não consta se o reconhecimento está se dando por AUTENTICIDADE ou por SEMELHANÇA, e nem o tabelião não informa por escrito, presume-se que é qual dos dois?

    Em outras palavras, qual é a regra, o reconhecimento por autenticidade ou por semelhança?

    Me parece que atualmente é obrigatório, pelo menos em alguns Estados, constar o tipo do reconhecimento no carimbo, mas antes não.

    Muito obrigado!
  2. jrpribeiro

    jrpribeiro Advogado

    Mensagens:
    752
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Goiás
    Prezado Thomas, bom dia.

    Creio que ambos os tipos de reconhecimento possuem o mesmo valor, entretanto para maior comodidade das pessoas que estão constantemente viajando, a autenticação por semelhança é mais prática por não ter necessidade de ir ao cartório.
    Por outro lado , o reconhecimento por autenticidade é muito mais seguro para o destinatário do documento que o método por semelhança, porque pressupõe uma responsabilidade maior do notário, que confirmou pessoalmente a identidade do signatário.
    Veja, quem determina qual a forma de reconhecimento sempre será o destinatário. Por exemplo, nos títulos cambiários e documentos de transferência de veículos é obrigatório o reconhecimento por autenticidade.
    Portanto, antes de reconhecer uma assinatura, deve-se sempre verificar a quem a exigiu qual o tipo de reconhecimento proceder.


    Cordialmente.
  3. Clemerson

    Clemerson Em análise

    Mensagens:
    7
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso
    Complementando a resposta anterior, a semelhança ou autenticidade, não está na vontade do indivíduo que tem a firma reconhecida, mas sim, na formalidade que a lei exige para o documento, como por exemplo. Venda e compra de imóvel, doação, etc. Mas temos ainda, as determinações emanadas pelos TJs, os quais informam que acima de determinado valor do instrumento, deverá ser verdadeira ou semelhanças.

    Portanto, se o carimbo da firma, não consta qual modalidade foi realizado o reconhecimento, devemos analisar se o documento exige alguma formalidade específica determinada em lei.

    Abcs
Tópicos Similares: Reconhecimento Firma
Forum Título Dia
Direito Administrativo Reconhecimento De Firma Em Assinatura De Advogado 27 de Novembro de 2013
Direito de Família Reconhecimento União estável pós morte 06 de Dezembro de 2022
Direito de Família Ação de reconhecimento e dissolução de união estável cc partilha de bens consensual 24 de Janeiro de 2019
Direito de Família Reconhecimento de União Estável Post Mortem / Inventário / Ação de Cobrança DPVAT 20 de Dezembro de 2017
Direito de Família Anulação de doação/reconhecimento de união estável 19 de Junho de 2016