União Estável E Partilha De Bens

Discussão em 'Artigos Jurídicos' iniciado por bentojr, 30 de Novembro de 2011.

  1. bentojr

    bentojr Membro Pleno

    Mensagens:
    66
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    A Constituição Federal de 1988 em seu art. 226 elevou a união estável entre homem e a mulher aos status de família, dispondo em seu parágrafo 3º:

    “que é reconhecida união estável entre homem e a mulher, como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento”.

    Essa proteção constitucional às famílias foi alvo de muitos questionamentos por parte dos legisladores e de todos que se dedicam ao estudo e aplicação do direito, especialmente sob o enfoque patrimonial.

    Assim, estabelecendo a Constituição Federal igualdade de direito e obrigações entre os conviventes, impõe-se a partilha de bens e o direito real de habitação (embora ainda bastante debatido com resistências).

    Em se tratando da partilha de bens, esboça o art. 1.725 do Código Civil:

    “Na união estável, salvo contrato escrito entre companheiros, aplica-se às relações patrimoniais, no que couber, o regime da comunhão parcial de bens”.

    O parágrafo acima traduz a vontade do legislador para os conviventes em relação a divisão patrimonial, ou seja, partilha-se em igualdade o patrimônio oneroso adquirido na constância da união estável.

    O quadro torna-se menos vantajoso e muito mais problemático quando enfatizamos sob o enfoque da sucessão hereditária, ficando disposto da seguinte forma:




    Art. 1790 do Código Civil:

    “A companheira ou companheiro participará da sucessão do outro, quanto aos bens adquiridos onerosamente na vigência da união estável, nas condições seguintes:

    I – se concorrer com filhos comuns, terá direito a uma quota equivalente à que por lei for atribuída ao filho;
    II – se concorrer com descendentes só do autor da herança, tocar-lhe-á a metade do que couber a cada um daqueles;
    III – se concorrer com outros parentes sucessíveis, terá direito a um terço da herança;
    IV – não havendo parentes sucessíveis, terá direito á totalidade da herança.

    Dessa forma, deve o companheiro supérstite observar ao disposto no artigo acima mencionado quando da partilha dos bens.

    Importante registrar que pelo teor do art. 1725 do Código Civil já mencionado, tem o companheiro supérstite direito à meação sem excluir sua participação na partilha, ou seja, somará ao final uma parte considerável do patrimônio adquirido a título oneroso.

    Assim, resta comprovado que ainda a União é menos vantajosa aos conviventes quanto ao patrimônio particular, pois quando da partilha, seja por dissolução do da união ou por morte, os companheiros somente terão direitos sobre o patrimônio adquirido na constância da união estável e de forma onerosa, excluindo qualquer direitos sobre o patrimônio adquirido antes do vínculo, o que torna-se injusto na maioria das vezes.






    Nesse particular imprescindível destacar a importância do Reconhecimento da União Estável por escritura pública, esclarecendo sobre a comunicação dos bens, mesmo que estes não tenham sido adquiridos por título oneroso e durante a convivência, preservando assim os reais direitos dos conviventes.

    Dessa forma, devem os conviventes, entabularem em vida e durante a convivência saudável e harmoniosa o pacto da União Estável, evitando assim celeumas jurídicas futuras sobre o patrimônio familiar.


    Bento Jr Advogados
    bentojr@bentojradvogados.com.br
Tópicos Similares: União Estável
Forum Título Dia
Direito de Família Modelo Ação Declaratória de União Estável Post Mortem 15 de Abril de 2024
Direito de Família Reconhecimento União estável pós morte 06 de Dezembro de 2022
Notícias e Jurisprudências Interpretação de vocês sobre divisão em união estável. 11 de Abril de 2022
Direito de Família União estável judicial. Como fazer? 24 de Janeiro de 2022
Direito de Família Averbação de escritura de dissolução de união estável 05 de Dezembro de 2019