Veículo Não Transferido Com Posterior Multa E Pontos Na Habilitação.

Discussão em 'Direito Administrativo' iniciado por cimerio, 08 de Fevereiro de 2013.

  1. cimerio

    cimerio Membro Pleno

    Mensagens:
    682
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Boa noite doutores!
    Hoje venho aqui buscar ajuda aos nobres colegas.
    Sou recém formado e ainda aguardo a entrega da minha "carteirinha da OAB". Todavia, já tenho alguns conhecidos com causas a minha espera. Entre estes, um me procurou hoje com um caso muito comum, mas que como não atuei em nenhuma situação semelhante no meu estágio, busco aqui maiores esclarecimentos.
    O meu cliente vendeu uma motocicleta já há algum tempo. De forma inocente acabou deixando o recibo em branco. Hoje, ele foi surpreendido com várias multas recentes em seu nome, inclusive por falta de habilitação.
    Segundo o meu cliente, que foi ao Detran, não há mais possibilidade de impedimento do veículo (o que eu, humildemente, descordo) e nem de se recorrer das multas. Foi ele então, encaminhado ao JESP.
    Porém, como o meu cliente não tem os dados da parte que lhe comprou a moto e muito menos do atual proprietário, o atendente do JESP disse que não seria possível ingressar com a ação lá e que ele deveria procurar um advogado.
    O interesse do meu cliente é apenas com relação ao seu nome, não quer os pontos na habilitação (que somam 35) e nem ter o nome incluído na dívida ativa.
    Ele está dispo a pagar as multas. Ele não quer envolver no caso os compradores da motocicleta.
    Poderiam me indicar qual o melhor caminho?
    Ficaria muto grato com a ajuda de vocês, e não me importo com a oferta de materiais como doutrina, peças e outros sobre o assunto.
    grato,

    Armando.
  2. Marcelo Ferreira

    Marcelo Ferreira Em análise

    Mensagens:
    3
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Jovem dr.
    Seu cliente tem duas opções: