1. Bernardo Guerreiro Em análise

    Mensagens:
    9
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Espírito Santo
    Caros Colegas, eu represento uma pessoa que figura como réu numa ação de reintegração de posse. O juiz de primeiro grau concedeu a liminar sem audiência de justificação prévia. Minha dúvida é pelo fato que o autor da ação e minha cliente, ré no processo, tinham um contrato de locação, ou seja, o locatário conseguiu a reintegração de posse em face do locador, gostaria de saber se reintegrando a posse ao locatário subsiste sua obrigação de pagar pontualmente os alugueres ou ficará no imóvel até o término da ação de reintegração sem adimplir qualquer valor? A decisão liminar não salientou tal reestabelecimento contratual, apenas fixou uma multa processual para em caso de improcedência do pedido do autor em cognição exauriente.
    Eu ja interpos agravo de instrumento e estou no aguardo do relator dar ou não o efeito suspensivo, mas temo que não seja concedido e minha cliente necessita da verba locaticia para sobreviver e meu temor é que o locatário ao exercer sua posse gere danos no imóvel, bem como fique sem pagar energia e o aluguel, pois antes do ajuizamento da ação de reintegração ele não cumpria o contrato, tanto que em um ato de desespero a minha cliente trocou a fechadura do imóvel e em virtude disso foi ajuizada a ação reintegratória.
  2. MENDES R Membro Pleno

    Mensagens:
    33
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    O locatário tem a posse direta e pode defende - la de qualquer um inclusive o locador. Acredito que o juiz reintegrou a posse liminarmente por entender que o contrato de locação ainda esta em vigor . Neste caso os alugueis deverão ser pagos até o termino do contrato. Caso não seja cumprido os encargos da locação poderá ser ajuizada ação de despejo cumulada com cobrança.
  3. Lia Souza Membro Pleno

    Mensagens:
    509
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Bernardo, bom dia.

    A Lei de Locações é clara ao afirmar que a ação cabível para reaver o imóvel é a de despejo, tendo agido a locadora com abuso de direito ao trocar a fechadura do imóvel (embora seja uma prática corriqueira em alguns lugares). Por conta do abuso de direito, foi deferida a liminar de reintegração. Os alugueis devem ser pagos pontualmente.

    Tendo contrato escrito, existe um título executivo, devendo valer-se de ação de execução desse contrato, objetivando o despejo e aluguéis não pagos. Não é indicada ação de conhecimento, pois o juiz pode extingui-la por entender faltar interesse de agir, ante à executividade do título.

    Boa sorte!
  4. Bernardo Guerreiro Em análise

    Mensagens:
    9
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Espírito Santo
    Eu sei que o meio adequado para retirar um locatário mau pagador de um imóvel é ação de despejo. O cerne da questão é que o locatário ao tomar posse do imóvel, com base na decisão liminar, com certeza não irá adimplir os alugueres conforme convencioando em contrato. A dúvida é se eu de plano ajuizo uma ação de despejo em dependência com a reintegração de posse movida pelo locatário ou tal fato de inadimplemento de aluguel no decorrer da ação de reintegração já seria uma mudança fática-juridica que poderia servir de base para uma revogação da liminar e assim o próprio juiz solicitar a retirar do locatário?

    Agradeço a ajuda

    Att

    Bernardo Guerreiro
  5. Alberto_tt Membro Pleno

    Mensagens:
    351
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    enquanto o inquilino permanecer no imóvel ele é obrigado a pagar o aluguel, o juiz deferiu a reintegração apenas pelo fato de o contrato ainda estar em vigor. Caso ele não esteja pagando o aluguel, ajuize a ação de despejo por falta de pagamento c/c cobrança, essa ação não será dependente da reintegração, até porque são ritos totalmente diferentes.
Tópicos Similares: Ação Reintegração
Reintegração de Posse
reintegraçao de posse
Pedido de exclusão de área em ação de reintegração
Cabe Reintegração de Posse neste caso?
Reintegração posse de mãe contra filho. Comodato verbal.