1. syphon Em análise

    Mensagens:
    4
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Olá pessoal,

    Tenho uma pequena dúvida.

    Eu poderia, adicionar um sobrenome ao meu nome sem que tenha o mesmo na minha família?
    Tenho 20 anos.

    Por exemplo:

    Meu nome: Cristiano Pereira da Silva

    Ficaria assim: Cristiano Syphon Pereira da Silva

    Este sobrenome já uso informalmente, sem assinar documentos é claro, a 6 anos,
    porém eu queria legaliza-lo.

    O que eu faço, onde eu vou, para poder fazer isso se poder?


    Obrigado pela atenção.
  2. Thiago Cipriani Em análise

    Mensagens:
    6
    Estado:
    São Paulo
    É possivel trocar de nome sim, mas só uma vez. Ninguém pode mudar o nome quantas vezes quiser por uma questão de segurança jurídica. O nome é uma maneira de identificar alguém por um crime, por exemplo. Na verdade, o nome é imutável. O que existem são exceções. Em quase todos os casos é preciso contratar um advogado e abrir um processo. O julgamento deve ser acompanhado por um promotor e pode levar até seis meses. A única exceção é quando alguém quer retirar o sobrenome de casado. Nesse caso, o procedimento é simples: basta levar o documento do divórcio com sentença do juiz e a certidão de casamento original ao cartório onde foi realizada a união e pedir uma retificação do registro.

    Celebridades
    Uma pessoa muito conhecida pelo apelido tem o direito de acrescentar o nome na certidão, ou até trocar o prenome. Maria da Graça Xuxa Meneghel, por exemplo, poderia se chamar Xuxa Meneghel

    Ameaçados
    Se ficar provado que a pessoa corre risco de vida, ela pode trocar o nome completamente, por segurança. Esse caso é mais comum entre testemunhas de crimes

    Homônimos
    Pessoas de nomes comuns têm o direito de acrescentar outro nome, se isso causar problemas pessoais ou profissionais. João da Silva poderia se transformar, por exemplo, em João Sérgio da Silva

    Pseudo-estrangeiros
    Ninguém mais precisa ser Maicon, Uoxinton ou Cheron; a pessoa pode pedir na Justiça o direito de escrever o nome em outra língua. Maicon vira Michael, Uoxinton vira Washington e Cheron vira Sharon

    Motivos de chacota
    Nomes que lembrem palavrões ou causem constrangimento podem ser modificados. Graças a uma campanha pelo uso de camisinha, muito Bráulio ganhou o direito de mudar de nome.

    Você deve procurar um advogado, que entrará com um processo na justiça estadual.
    Nesse processo o advogado vai explicar ao juiz porque vocêquer mudar de nome, por qual nome você gostria de trocar. É bom arranjar umas testemunhas que afirmem que você nãom é conhecido pelo seu verdadeiro nome, mas sim por um apelido ou pelo nome que gostaria de ter.
    Depois o juiz mandará o processo ao Ministério Público, que dará um parecer sobre o caso.
    Após, será marcada uma audiência, onde ouviorá as testemunhas, o Ministério Público e você. Aí o juiz decidirá se manda alterar seu nome ou não.
    Se sim, será encaminhado um ofício ao cartório onde vc foi registrado e eles alterarão sua certidão de nascimento. Com isso, vc poderá alterar todos os outros documentos.
  3. bladoborges Membro Pleno

    Mensagens:
    249
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Mr. Syphon, bom dia.


    Em complemento a explicação do colega acima, informo que o nome da pessoa é formada por prenome e sobrenome. O prenome identifica a pessoa no seio familiar, e o sobrenome na sociedade. No seu caso por exemplo Cristiano Pereira da Silva, Cristiano é seu prenome.

    Como o colega explicou, são raras as exceções para mudança de sobrenome, no seu caso, acredito ser dificil, porém, não lhe custa tentar.

    Boa sorte Mr. Syphon.
Tópicos Similares: Adicionar sobrenome
adicionar antigo sobrenome de família
Retificação de Assento (Registro Civil - sobrenome errado de genitora falecido)
Advogar em causa própria para inclusão de sobrenome de padrasto
Depois Do Divórcio Mãe Poderá Trocar Sobrenome Do Filho?
Registro/sobrenome