1. Bianca Guimarães Em análise

    Mensagens:
    21
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Minas Gerais
    Prezados,

    Estou com a seguinte situação:

    A minha cliente cuidou da mãe, que estava com câncer e morreu tem 30 dias. Atualmente, ela cuida do irmão, que tb está com câncer (ele não tem esposa e filhos, o pai e mãe já faleceram).

    Esta cliente tb tem uma irmã, que não ajuda com nada no tratamento.

    Acontece que a minha cliente está arcando com tudo sozinha, tratamento da mãe, velório, acompanhamento em hospital. Atualmente cuida do tratamento do irmão. Ela quer que a irmão tb contribua para essa situação. Vocês acham que posso ajuiza uma ação de alimentos? Posso cobrar nessa ação as despesar que a minha cliente já teve?

    Obrigada.

    Bianca
  2. A. Decio R. Guerreiro Membro Pleno

    Mensagens:
    128
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Bianca
    Bom Dia

    No meu entendimento acho que pode ser aplicado o Art. 1698 do Código Civil uma vez que no caso em tela a responsabilidade de alimentos tanto para a mãe quanto para o irmão deve ser atribuida às duas irmãs remanescentes. Todavia entendo que a alimentante devera pleitear a isonomia e demonstrar o prejuízo e impossibilidade de arcar com tudo sozinha. Quanto ao ressarcimento das depesas ja efetuadas, inclusive com os funerais da mãe poderá ser peliteado na mesma ação demonstrando qual foi o prejuízo, ou melhor, o esforço para atendimento dessas responsabilidades.
    Esse é meu entendimento.

    DECIO GUERREIRO
Tópicos Similares: Alimentos Irmão
Exoneração de Alimentos
EXECUÇÃO DE ALIMENTOS
Alimentos: cumprimento provisório indeferido
2º Grau: alimentos indeferidos
Acordo de alimentos homologados num processo e não homologados em outro com as mesmas partes