1. gilberto_dematos Em análise

    Mensagens:
    25
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Caros colegas estou com uma dúvida.
    A mulher de um cliente meu está sendo executada (execução de título extrajudicial) e teve uma propriedade rural penhorada, mas tal prorpiedade foi doada pelos pais do meu cliente a ele, sogros da executada, a consequentemente a ela poe ser casada com ele.
    Mas tenho de observar que o regime de casamento deles é comunhão parcial de bens, então tal bem não se comunica neste caso, ou seja, sendo tal bem adquirido por doação pelo meu cliente ele não é passível de penhora, por ter ingressado no patrimônio do casal por doação.
    A saída aqui seria a proposição de embargos de terceiro alegando a questão da doação.
    Procede?
    Por favor ajudem.
    Obrigado
  2. jrpribeiro Advogado

    Mensagens:
    752
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Goiás
    O Digníssimo colega está certo.
    Cabe embargos de terceiros à execução, vez que o bem ora questionado não entra na partilha por tratar-se de doação a um dos cônjuges.

    Atenciosamente.
    Letícia curtiu isso.
  3. Letícia Membro Pleno

    Mensagens:
    308
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Santa Catarina
    Olá, Dr. Gilberto!
    Eu também entendo que seja caso para embargos de terceiro.

    "EMBARGOS DE TERCEIRO - Imóvel adquirido por doação, que não comunica ao executado - Casamento pelo regime da comunhão parcial de bens -Irrelevância do divórcio e eventual partilha - Bem que pertence exclusivamente à embargante, respeitando o regime de casamento - Art. 269,1, do Código Civil revogado -Origem da dívida que é desconhecida - Não reconhecimento de ter beneficiado a embargante ou a família - Sentença mantida - Recurso não provido. (TJSP - Apelação: APL 991030068554 SP, 15ª Câmara de Direito Privado, Rel. Antonio Ribeiro, Pub. 05/05/2010)"

    Pode dar uma olhada neste link, que traz a decisão na íntegra: http://www.jusbrasil.com.br/filedown/dev1/files/JUS2/TJSP/IT/APL_991030068554_SP_1273643690442.pdf



    "EMENTA: EMBARGOS DE TERCEIRO - PENHORA DE BEM - MEAÇÃO - COMUNHÃO PARCIAL DE BENS - BEM ADQUIRIDO ANTES DO CASAMENTO - EXCLUSÃO. No regime de casamento de comunhão parcial, comunicam-se os bens que sobrevierem ao casal, na constância do casamento, excluindo-se, entretanto, da comunhão os bens que cada cônjuge possuir ao casar'. (TJ/MG – Apelação Cível nº 2.0000.00.481658-2/000 – Rel. Des. Osmando Almeida, j. 25-3-2006)".

    "CIVIL - DIREITO DE FAMÍLIA - PARTILHA DE BENS - CASAMENTO SOB O REGIME DE COMUNHÃO PARCIAL - DOAÇÃO - INCOMUNICABILIDADE - No regime de comunhão limitada ou parcial, excluem-se da comunhão os bens que cada cônjuge possuir ao casar, e os que lhe sobrevierem, na constância do matrimônio por doação ou sucessão." (TJDF - Relator: Romeu Gonzaga Neiva - Ap.Cível 19980410041627 - Julg: 19.2.01)".

    Um abraço,
    Letícia
  4. gilberto_dematos Em análise

    Mensagens:
    25
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Obrigado Caros Colegas
    Agora posso traças minha tese de defesa com mais segurança.
    Um abraço
    Gilberto
  5. A. Decio R. Guerreiro Membro Pleno

    Mensagens:
    128
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Dr. Gilberto

    Boa Noite

    Analisando a questão apresentada e respeitando as respostas dos demais colegas, gostaria que me fosse esclarecido se o bem doado foi com clausula de incomunicabilidade ou doado apenas a um dos cônjuges. Digo isto porque o Art. 1660 do código Civil em seu inciso III determina:
    "Entram na comunhão:
    I...
    II...
    III - os bens adquiridos por doação, herança ou legado em favor de ambos os cônjuges."

    Resta então esclarecer em favor de quem a doação foi feita.
    Talves eu não tenha lido com tanta atenção sua questão mas não me esclareceu isto.

    Abraços

    DECIO GUERREIRO
Tópicos Similares: Bem Adquirido
Divórcio Extrajudicial - Bem Adquirido Após A Separação De Fato
Mãe e filha recebem R$ 40 mil por atendimento defeituoso
Partilha de bem financiado e sociedade empresarial
Quinhão de bem não inventariado, em outro inventario
Doação em vida de bem questionado em sucessão