1. Cristiano K M Em análise

    Mensagens:
    2
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Prezados, bom dia.

    Ontem um cliente me procurou com um problema aparentemente simples, no entanto, depois de pesquisar a respeito fiquei com mais dúvidas.

    A empresa pediu para o contador admitir determinado funcionário, que inclusive já havia feito o exame admissional. O contador realizou a admissão, faltando apenas a assinatura do empregador na CTPS do trabalhador.
    Ocorre que, quando o representante da empresa compareceu ao escritório para a assinatura da CTPS, este informou que o empregado não compareceu para trabalhar nenhum dia e que não desejava mais tal trabalhador.

    Assim sendo, o contador em dúvida me procurou. A CTPS esta com os termos da admissão, inclusive contrato de experiência anotado, porém sem a assinatura do empregador.

    Como proceder nessa situação, já que não houve prestação de serviço nem assinatura da CTPS? Cancelar a admissão? De que forma?


    Desde já agradeço.

    Att,

    Cristiano
  2. jrpribeiro Advogado

    Mensagens:
    752
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Goiás
    Prezado colega, boa tarde.

    Até onde sei o contrato de experiência, que pode ser até de 90 dias, poderá ser rescindido unilateralmente por quaisquer uma das partes sem ônus.

    Sendo assim, creio que a simples rescisão resolve o problema.

    Cordialmente.
  3. fmbaldo Editores

    Mensagens:
    844
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    PRezados,

    Entendo que a situação não é tão simples.

    Se o funcionário mudou de emprego, por exemplo, ele poderá pedir danos morais pela fase pré contratual, baseado na boa fé.
  4. Cristiano K M Em análise

    Mensagens:
    2
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Prezados amigos do fórum,

    Venho informar que a situação foi resolvida.
    Como o amigo Fausto Baldo alertou, havia a possibilidade de o empregador ser acionado judicialmente pela fase pré contratual. Sendo assim, orientei o contador para que realizasse a assinatura da CTPS junto ao empregador, e, posteriormente, efetuasse a rescisão contratual por pedido de demissão, já que o empregado também não tinha mais interesse no emprego. Após a rescisão, foi emitido o TRCT, porém sem a indenização que o empregado teria de arcar, ficando o termo, portanto, zerado.
    Agradeço a ajuda.

    Att,

    Cristiano
Tópicos Similares: Cancelamento Rescisão
Passageiro será indenizado após cancelamento sucessivo de voos sem justificativa
Passageiro será indenizado após cancelamento sucessivo de voos sem justificativa
Hospital tem de indenizar paciente pelo cancelamento de uma cirurgia na data marcada
Cancelamento de Penhora
Cancelamento de distribuição