Concurso Publico - Promotoria

Discussão em 'Fórum dos Neófitos' iniciado por WevertonMigliorini, 18 de Janeiro de 2011.

  1. WevertonMigliorini

    WevertonMigliorini Em análise

    Mensagens:
    2
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Olá nobres colegas, Boa tarde.

    Vou iniciar esse ano o curso de Direito, tenho 18 anos, e meu sonho sempre foi entrar para o MP, quero alcançar cargo de Promotor de Justiça. Ai me veio uma dúvida, alias, duas duvidas, primeiramente, é tão dificil quanto parece ser? Muitos dizem que é "horrivel" - muito dificil - todas as etapas, alias quais são estas tais etapas?

    E o outra, o aspecto 'segurança', muitas pessoas me falam que é ruim trabalhar como Promotor, por causa da segurança - seja da familia ou do proprio promotor, isso é verdade?

    Obrigado gente, acho que esta é a sala correta para se postar esta dúvida, se acaso não for, me perdoem por favor.

    Abraços

    Weverton.
  2. Otreblig

    Otreblig Membro Pleno

    Mensagens:
    194
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Antes de mais nada, recomendo começar logo o curso de Direito, durante os 5 anos de faculdade você vai mudar os planos várias vezes. Ao final vai se escabelar com os preparativos e apresentação de monografia, depois vira o desespero pelo exame da OAB que piora a cada dia (dica de quem foi aprovado no exame de 2010). Após isso, ainda terá de acumular os 3 anos de prática forense exigidos para o concurso e só então, posteriormente entrará no mundo dos concurseiros - ai o bicho pega pra valer.
    Com uma eventual aprovação será com certeza só alegrias, mas pode jogar ai aproximados 10 anos de preparação até chegar no tão sonhado cargo. Apesar disso, por maior que seja a caminhada sempre é necessário o primeiro passo.

    Uma sugestão pra você que é mais novo, atualmente me estou pra fazer 24 anos dentro de um mês aproximadamente e a dica que te dou é a seguinte: Se puder comece a fazer concursos o mais cedo possível, não faça como a imensa maioria dos brasileiros de ficar procrastinando e adiando suas atividades. A vida de concurseiro estudando de domingo a domingo por 8, 10 ou até 12 horas não é fácil, não é mesmo! Além do mais essa é uma rotina pesada que pode durar por anos com todas as dúvidas, incertezas e frustrações que podes ter.

    Ass. um colega que já está a 1 ano estudando incessantemente e não vai parar por nada até chegar ao cargo de Delegado da Polícia Federal! Abraço e bons estudos!
  3. WevertonMigliorini

    WevertonMigliorini Em análise

    Mensagens:
    2
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Obrigado pela resposta Gilberto Grützmacher

    Apesar do tempo que me é demandado para chegar até a promotoria, pretendo dedicar minha vida nisso tudo, porem, quero perguntar se depois que passar na OAB - planejo passar no primeiro ano em que prestar - ja poderei entrar para o mundo do concurso publico para outros cargos?

    Ouvi dizer que se eu tiver um titulo de mestrado ou doutorado na area de Direito posso ja prestar concurso publico para promotoria, isso é verdade?

    Abraços

    Weverton.
  4. Otreblig

    Otreblig Membro Pleno

    Mensagens:
    194
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Amigo, pela Emenda Constitucional n°45 de 2004, algumas carreiras agora, entre elas a promotoria, magistratura e defensoria pública, exigem alguns anos de atividade jurídica como requisito de ingresso.

    Fora isso ainda há algumas carreiras, inclusive algumas pararelas ao Direito que se consegue ter acesso por meio de concursos públicos desde que se tenha curso superior completo. Todas elas com salários interessantes acima de 12mil ao mês.

    Ministério Público aqui no RS está abrindo concurso para alguns cargos. Seria interessante que tu começasse pesquisar sobre eles e começar prestar essas provas pra ir se familiarizando com a sistemática dos concursos. Te faço a sugestão por que antes de pensar em ser aprovado você necessariamente vai levar alguns tombos, seja em concurso ou em OAB. É necessário que se aprenda um pouco por conta própria ou se puder com a ajuda de alguém, não basta simplesmente estudar, é necessário que se bole estratégias e utiliza técnicas de estudos pra poder concorrer num mercado onde cada dia milhares de pessoas resolvem competir.

    Te recomendo começar pesquisando ou adquirindo o livro do grande Willian Douglas, não só indico a quem está na batalha ai pelos concursos, mas inclusive como um aprendizado pessoal. Dá uma olhada na trajetória de vida do cara que com certeza tu vai ficar curioso e se interessar na leitura!

    Abraço
Tópicos Similares: Concurso Publico
Forum Título Dia
Direito Administrativo Concurso público, preterição de vagas, ações de reparação. 22 de Março de 2022
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Aprovação de PEN em concurso público 20 de Fevereiro de 2019
Direito Administrativo MS-concurso público. cargo ocupado por pessoas contratadas 09 de Agosto de 2018
Concursos Públicos Jurídicos Concurso público Perito da PF [AJUDA] 06 de Fevereiro de 2018
Concursos Públicos Jurídicos Concurso público para analista e técnico do STM! Quem vai fazer? 14 de Janeiro de 2018