1. LucyPaiva Membro Pleno

    Mensagens:
    3
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Maranhão
    Boa noite!
    Tenho uma cliente, que sob orientação de um advogado, após quatro meses de atraso no aluguel reteve as coisas do locatário, trocando a fechadura do imóvel, sem prévia notificação.
    O inquilino teve todos os seus pertences apreendidos, inclusive instrumentos de trabalho e roupas.
    Já foram à delegacia algumas vezes e nao chegaram em um acordo.
    Tentei também um acordo, inclusive deixando mais maleável e adequando ao que cada um propôs, pois sei que a locadora agiu errado.
    O fato é que tento falar com o inquilino pelo menos para que ele tire suas coisas, mas ele nao me retorna ou atende minhas ligações.
    Gostaria de saber como agir?
  2. Lilian Freitas Membro Pleno

    Mensagens:
    45
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    --situação delicada que pode gerar o dever de indenizar do locador pela arbitrariedade.
    dependendo do caso concreto, caso o locador tenha perdido o contato com o locatário e este permaneça inadimplente após discussão de ambos, pode-se alegar que o imóvel fora abandonado, tendo o locador ajuizado imissão na posse requerendo que o oficial de justiça vá até ao imóvel para fazer constar em certidão e a posse retornar ao locador. mas isso vai depender de detalhes do caso concreto.
    geralmente, em alguns lugares em que o locador seja arbitrário, o locatário acaba acatando a conduta do locador por estar inadimplente e por não ter condições financeiras de pagar um advogado. mas ele pode ajuizar ação indenizatória, sim.
    LucyPaiva curtiu isso.
  3. Milton Levy de Souza Membro Pleno

    Mensagens:
    629
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Doutora LucyPaiva;

    Se fosse EU:
    Entraria com ação de despejo e cobrança de alugueres, inclusive contra o fiador.

    E, anexo, solicitaria imissão na posse, com depósito (judicial)de moveis e utensílios.

    Pense nisso, mas pense agora!!
  4. Milton Levy de Souza Membro Pleno

    Mensagens:
    629
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Doutora LucyPaiva;

    Eu e somente EU, faria seguinte:

    Entraria com ação de despejo e cobrança de alugueres (inclusive contra fiadores).

    e incontinenti, solicitaria IMISSÃO NA POSSE, com depósito (JUDICIAL)dos móveis e utensílios .

    pENSE NISSO, mas pense agora!!!
  5. LucyPaiva Membro Pleno

    Mensagens:
    3
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Maranhão
    Obrigada Doutor.
    Porém, o que pesa são as roupas e instrumentos de trabalho que foram apreendidos, sendo a lei clara quanto a isso.
    Vi em muitos julgados que, neste caso, a ação é desfavorável ao locador.
  6. Milton Levy de Souza Membro Pleno

    Mensagens:
    629
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Não custa "tentar" o depósito (JUDICIAL) dos móveis e utensílios .
    LucyPaiva curtiu isso.
Tópicos Similares: Contrato locatício
Fiança Em Contratos Locatícios
Lei do Superendividamento: banco é condenado a indenizar cliente que contratou cartão de crédito con
Consumidor é condenado por litigância de má-fé ao pedir indenização mesmo tendo assinado contrato de
Contrato de aluguel
Contrato de doação