1. Laura Sp Em análise

    Mensagens:
    7
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Olá, estou começando a carreira jurídica e tenho algumas dúvidas sobre prática em audiências. Gostaria de saber como devo me dirigir ao juiz em audiência? Tenho minha primeira audiência de instrução e julgamento e terei que contraditar uma testemunha, minha dúvida é: como faço isso ? Peço a palavra ao juiz ou já posso ir falando logo? Como funciona isso na prática? Assisiti muitas audiências mas foi tudo meio informal, em uma, inclusive ajudou o advogado, já alegando a contradita, o que sei que não vai ocorrer no meu caso, pois o juiz é super rigoroso.
    Minhas dúvidas principais são essas, na prática, como falar com o juiz durante a audiência.
    Agradeço muito.
  2. Léia Sena Membro Pleno

    Mensagens:
    498
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    A contradita de testemunha é ato pelo qual uma das partes envolvidas no processo requer a impugnação da oitiva de uma testemunha, por entender que esta é impedida de depor, ou seja, é a arguição pela parte de incapacidade, impedimento ou suspeição da testemunha arrolada pela parte contrária, no momento de sua qualificação, antes de iniciar o depoimento.

    São casos de impedimento:

    • amizade íntima;
    • inimizade capital;
    • parentesco;
    • interesse pessoal na ação.
    O momento processual para que a contradita seja requerida é logo após a qualificação da testemunha que se pretende impugnar. Após a arguição, a testemunha será indagada sobre si mesma e confirmando sua incapacidade, impedimento ou suspeição, será dispensada ou ouvida como informante, conforme artigo 405 § 4ºdo CPC. Se a testemunha não aceitar (ou negar)a arguição, a parte que arguiu terá oportunidade de provar, na própria audiência, a alegação e, logo após, será dispensada ou ouvida.Também será ouvida, da mesma forma, a parte que arrolou a testemunha. o juiz, respeitando o cotraditório, defere ou não a contradita.Se deferida, tal testemunha será dispensada ou então ouvida, independente de comprmisso (art. 405, § 4º). Uma vez que o juiz acolhe a contradita, a testemunha não presta compromisso e será ouvida como mero informante.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Contradita_de_testemunha


    leia ainda o seguinte texto

    http://jus.uol.com.br/revista/texto/7839/audiencia-trabalhista

    Espero ter ajudado!
Tópicos Similares: Dúvidas Audìência
Duvidas sobre Audiência Administrativa
Audiência Inicial Trabalhista, Dúvidas.
Dúvidas - Conduta de Advogado e Herdeiro
Dúvidas sobre ação no cejusc
Dúvidas em divórcio consensual