1. drmoraes Advogado

    Mensagens:
    298
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Boa tarde a todos,

    Como têm funcionado o marketing dos serviços de vocês?

    Usam redes sociais? Quais?

    Eu pessoalmente me surpreendi com o whatsapp. Hoje é a primeira forma de comunicação pra muitas pessoas.

    Tel fixo raramente é usado.

    Não tenho facebook. Não tenho paciência, nunca tive, nem em tempo de orkut. Dizem que é muito bom, mas realmente pra mim não vai.

    E é claro, o cartão de visita, que não pode faltar. É essencial, sai como água mesmo, se bobear o cartão acaba e eu nem percebo.

    E pra vocês, como tem sido?
  2. Persecutore Membro Pleno

    Mensagens:
    102
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Meu marketing é horrível hehe
    Estudo para concurso e advogo. Acabo que não faço um, nem outro bem (dedicação necessária).
    Utilizo pouco cartão. Mas provavelmente seja a melhor ferramente de marketing para um advogado.
    Penso que se deve escrever artigos, participar de palestras em diversos setores da sociedade, especialmente naquele atrelado à área jurídica da sua atuação; manter blog, microblog (Twitter), página no Facebook, etc.
  3. cimerio Membro Pleno

    Mensagens:
    682
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Minas Gerais
    Meu marketing é a boa e velha propaganda boca a boca. Quanto ao what´s up, eu sinceramente não gosto. Prefiro o bom e velho telefone, principalmente o fixo, apesar do celular ser o que mais uso.
    Muitas ferramentas como as redes sociais são úteis, mas perde-se muito tempo. E olha que não sou antiquado, pois além de ser formado em Direito, também tenho formação nas áreas de eletrônica, informática e telecomunicações.
    Abs.
  4. Leonil Gomes Membro Pleno

    Mensagens:
    36
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Olá.

    Sou novo também no marketing, mas tenho feito crowdingsourcing com alguns colegas. O retorno é lento, mas consistente.

    Ocorre o seguinte, como estamos no início da carreira, montamos um sistema de indicações com 05 "bancas", cada uma dedica-se a uma área específica (apesar de atuar fora desses limites sem problema algum).

    No meu caso, prefiro atuar em causas empresariais e tributárias, enquanto outro colega atua na seara penal, outro trabalhista, e assim por diante.

    Dessa forma, quando chega um cliente com uma causa penal eu repasso o trabalho para o colega criminalista, dando as melhores recomendações do profissional (por óbvio). Em contrapartida, o colega beneficiado com o novo cliente, "colabora" com o grupo, repassando uma pequena parte dos honorários para quem indicou.

    Nesse caso, o cartão de visita é essencial, temos nas nossas mesas os cartões de visita das bancas do grupo.

    Outro trabalho importante, já comentado acima, é a atuação como palestrante, debatedor, etc. Tenho duas palestras escritas para um público alvo distinto que tenho acesso. Jovens Advogados e Contadores. Elaborei um material abordando algumas dúvidas comuns, e sempre que posso faço uma exposição desse material. Os resultados são muito satisfatórios. Mas exige muito estudo, pois normalmente o pessoal vai questionar coisas só pra "ver se esse cara sabe mesmo", e se não souber, acaba desprestigiado pelo público.

    Outro aspecto importante, por isso falo sem medo, é que não há "concorrência" em sentido estrito, o mercado é amplo e há lugar para todos. Assim, é importante promover parcerias com outras bancas, locais e regionais, pois sempre terá um colega precisando do seu conhecimento, e o oposto também.

    Apesar do pouco tempo que tenho militado, os resultados alcançados têm sido satisfatórios.

    Abraço e sucesso.

  5. Jessé Pereira Santos Membro Pleno

    Mensagens:
    39
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Doutores,

    Tenha um colega com umas dicas muito boa sobre marketing na advocacia, vários vídeos bons, entre no site se cadastrem e acompanhe os vídeos.
    http://advogadodesucesso.com.br/
  6. drmoraes Advogado

    Mensagens:
    298
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Boa tarde, Leonil, pode contar mais sobre as palestras? Como você marca, onde consegue clientes, em que local, você cobra.. muito interessante isso aí

    E concordo, tem espaço pra todos, por isso creio que é importante tópicos como esse. Tem gente que pensa que se contar o que faz fica sem clientes, mas é o contrário, quem compartilha é que consegue parceiros, areja a mente, e evolui.

    Tinha um comercial, acho que era do Bank of Boston, que dizia: Ninguém chega ao topo sozinho.

    Pura verdade.
    Persecutore curtiu isso.
  7. Leonil Gomes Membro Pleno

    Mensagens:
    36
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Olá.
    Não vá pensar que sou o Lênio Streck dos Pampas.

    As poucas oportunidades que tive de "palestrar", foram para públicos bem pequenos e não cobrei nada, pois queria apenas ser conhecido por alguém.

    Mas conforme você vai ficando conhecido, o pessoal que é do meio sabe que as palestras tem custo, por isso, quando alguma instituição me procura (o que não ocorre todo dia, uma vez por mês, ou menos, é o que tem acontecido) eles já perguntam "quanto cobrarei de honorários", e já tenho estipulado um valor, aquilo que acho que vale o meu conhecimento. Como ainda não tenho tanto conhecimento assim, imagine quanto cobro...kkkk

    Mas o ideal é aproveitar todos os momentos para falar em público, sempre cuidando para falar a linguagem de quem lhe ouve.

    Quando falei para contadores, me senti a vontade para falar uma linguagem menos técnica, do ponto de vista jurídico. Para os Jovens advogados usei termos jurídicos diferentes, apesar de tratar o mesmo assunto com os dois públicos, o foco era diferente.

    Quanto ao local... eu vou me metendo nos grupos organizados, Comissão Especial do Jovem Advogado, CRC, etc.

    Não tem fórmula mágica.

    Abraço.
    Persecutore curtiu isso.
Tópicos Similares: Marketing jurídico
As Leis Imutáveis Do Marketing Jurídico (Partes 1 E 2)
LIGAÇÕES DE TELEMARKETING
Marketing multinivel
Marketing multinível
Bloqueio Ao Telemarketing