1. Ribeiro Júnior Membro Pleno

    Mensagens:
    1,297
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Bahia
    Brasília, 27/04/2010 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, anunciou hoje (27), durante entrevista, que vai criar uma comissão especial para estudar a legalidade da adoção da vigilância eletrônica de presos menos perigosos. Para Ophir, a proposta do Ministério da Justiça envolvendo o monitoramento eletrônico do preso - seja por meio de pulseira ou de uma tornozeleira eletrônica - é uma ideia que precisa ser aprofundada por envolver a dignidade do ser humano. "Se não tivermos o devido cuidado em relação a essa questão, a tornozeleira pode vir a funcionar de forma inversa, marginalizando ainda mais o apenado ou provocando rejeição social".

    Na opinião do presidente da OAB, o principal questionamento é se o Estado brasileiro está preparado para exercer esse acompanhamento, impedindo que o preso volte a delinqüir em decorrência da falta de políticas de reinserção social. "De que adiantará o apenado ficar em casa se sua família não tiver meios financeiros que garantam sua sobrevivência?", questiona Ophir. "O Estado apenas transferirá a responsabilidade que é sua para a sociedade, o que frustrará ainda mais a todos", avalia.

    Segundo a proposta do Ministério da Justiça, teriam direito ao benefício presos que ainda aguardam julgamento por crimes que não colocaram em risco a vida e integridade física de ninguém. Em vez de mantidos encarcerados, os presos ficariam submetidos ao monitoramento eletrônico por parte do Estado.

    Ainda segundo Ophir Cavalcante, a participação do Judiciário também se mostra fundamental, para que julgue os processos num tempo razoável. "Se tivéssemos tido essa preocupação até o momento em que o CNJ instituiu os mutirões carcerários o sistema penitenciário não teria chegado ao limite da exaustão a que chegou".


    FONTE: OAB
  2. Abreu Membro Pleno

    Mensagens:
    288
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Acredito ser uma boa saída para a "desumanidade" que é o nosso sistema carcerário.
    Entretanto, há que se tomar muito cuidado com o preconceito, bem como quanto às formas de burlar tal equipamento. Mas nada que não possa ser posto em prática.
    O que os colegas pensam?
  3. HeryckDM .∙.

    Mensagens:
    221
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Norte
    Muito mais aviltante a dignidade do apenado é ser mantido nas cadeias que temos no momento, lembram verdadeiras masmorras medievais (inclua-se a tortura aqui também).

    Não sei onde ele seria discriminado, afinal a ideia não é mante-lo dentro de casa? o que me preocupa é que sendo o brasil como é, vamos encontrar na casa do preso um cachorrinho de coleira nova enquanto o dono vai na boca de fumo ou roubar.
Tópicos Similares: Oab Cria
OAB
URGENTE! - SEGUNDA FASE OAB
Cancelamento oab
Livros para estudo OAB
representação na OAB