1. Freddy Membro Pleno

    Mensagens:
    48
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Paraíba
    Pessoal, tou com a seguinte situação: meu cliente se encontra preso preventivamente desde junho. Interpus HC por excesso de prazo na formação da culpa, tendo sido negada o pedido liminar.

    Dúvida 1: qual seria o procedimento para requerer a liberdade provisória na audiência de instrução e julgamento (se é que isso é possível)?

    Dúvida 2: é possível a realização de audiência de instrução e julgamento com a intimação de advogados constituídos no dia da audiência, ou seja, nota de foro publicada no mesmo dia da audiência? Quais as consequências jurídicas, mesa hipótese?

    Desde já, agradeço a opinião dos nobres colegas.
  2. AP Advocacia Membro Pleno

    Mensagens:
    175
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Prezado, o HC é cabível na hipótese de excesso de prazo, mas entendo não ter havido demora em se tratando de pessoa presa desde junho. Opino com base no local em que atuo. Aqui nada é resolvido antes de 5 meses. Nos HCs que impetrei não obtive êxito. O TJ de São Paulo está bem rigoroso. No mais, se tiver mais de um réu, dificuldade de localizar testemunhas etc. acredite, 5 meses não é excesso. É a minha opinião com base na realidade do foro em que atuo ok.

    1) Após a oitiva de todos e interrogatório do RÉU o juiz poderá conceder prazo para a apresentação dos memoriais escritos. Neste caso, antes de ser lavrada a ata requeira a liberdade. É simples, requeira a liberdade e demonstre rapidamente os motivos pelo qual a prisão se tornou desnecessária. Isto é feito ali, na hora, não precisa ser um orador e tal. Ex.: Exa., reitero o pedido de liberdade provisória, pois... Exponha de forma concisa e pronto.

    Se as alegações finais forem apresentadas oralmente requeira a liberdade naquele momento, junto com elas, pois será a última oportunidade antes de eventual recurso.

    2) Eu acredito que não. Deve-se intimar antes. Há uma disposição salvo engano no CPC que trata da intimação do advogado com um tempo mínimo antes da audiência, talvez dez dias. Sim, o CPC em caso de lacuna do CPP pode ser aplicado. Para tanto veja a decisão do ministro Fachin a respeito do HC em que se discute prisão antes do trânsito.

    Espero ter ajudado.
Tópicos Similares: Pedido liberdade
Policial Acusado De Participar De Milícias No Rj Tem Pedido De Liberdade Negado
pedido de tutela de urgência.
Aviso prévio pedido de demissão do empregado.
Situação bizarra depois do pedido de demissão
Ajuda Ausência de Dialeticidade extição do pedido