PRAZO PARA COBRANÇA DE MENSALIDADES ATRASADAS - PLANO DE SAÚDE

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Klnunes, 26 de Março de 2019.

  1. Klnunes

    Klnunes Advogado

    Mensagens:
    10
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Piauí
    Prezados, boa tarde!

    Qual o prazo que os colegas entendem que a operadora de plano de saúde pode cobrar judicialmente parcelas em atraso?

    Seria o prazo de 5 (cinco) anos, previsto no inciso I, § 5o do artigo 206 do Código Civil?

    "I - a pretensão de cobrança de dívidas líquidas constantes de instrumento público ou particular"

    Estou em dúvida com este prazo prescricional, podem me auxiliar?
  2. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,470
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Boa tarde doutor
    Tenho para mim que é esse mesmo o prazo. Ultrapassado o quinquênio inaugura-se o inicio a prescrição extintiva
  3. Klnunes

    Klnunes Advogado

    Mensagens:
    10
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Piauí
    E qual o marco para esta contagem? conta-se o quinquênio a partir da data de vencimento da parcela não adimplida?
  4. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,470
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Sim, doutor, entendo ser essa é a regra geral para contratos particulares...
Tópicos Similares: PRAZO PARA
Forum Título Dia
Direito de Família Prazo para manifestação de laudo social é de 5 dias ou de 15? 17 de Abril de 2023
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Prazo Para Réplica (Impugnação á Contestação) 22 de Outubro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor MARCO INICIAL PARA CONTAGEM DE PRAZO PARA APELAÇÃO APÓS EMBARGOS DECLARATÓRIOS 11 de Outubro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Prazo para Pagamento de Custas Finais - Prazo processual ou Prazo Material? 11 de Julho de 2019
Direito de Família Prazo para registro de Acordo homologado pelo juízo em separação judicial? 13 de Dezembro de 2018