Prazo Para Réplica (Impugnação á Contestação)

Discussão em 'Direito Civil, Empresarial e do Consumidor' iniciado por Fábio Jr, 22 de Outubro de 2019.

  1. Fábio Jr

    Fábio Jr A Vida é Um Fator Incontrolável

    Mensagens:
    420
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rondônia
    Boa tarde nobre colegas.
    Tenho uma dúvida no tocante ao início do prazo para apresentar a réplica (Impugnação á Contestação), quando no processo houver mais de um réu.

    Explico:
    Tenho um processo em que existem 6 requeridos, e somente 4 já foram intimados e esses já apresentaram suas respectivas contestações. Os outros dois ainda não foram encontrados e o juiz me intimou para que fosse apresentada a réplica, contudo, eu entendo que o prazo só começa a fluir após a apresentação da última contestação, ou o certificado de sua preclusão.
    Verifiquei o código de processo civil sobre o tema e o que mais perto encontrei foi o artigo 231, § 1, porém esse parágrafo somente faz menção sobre o prazo para apresentação da contestação.

    É importante dizer que tenho processos parecidos, em comarca diversa, com pluralidade de requeridos, todavia, a posição tomada pelo magistrado foi de somente intimar para a apresentação da réplica no momento em que todos apresentaram suas contestações.

    Gostaria de saber da opinião dos colegas sobre o tema.
  2. Ricardo Felippe

    Ricardo Felippe Membro Pleno

    Mensagens:
    2
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Doutor Fábio, eu entendo que os prazos de apresentação de réplica não se vinculam à consolidação dos prazos para contestação, o que vale dizer que as réplicas devem ser apresentadas de acordo com as contestações juntadas, sobretudo porque existe comando judicial nesse sentido. Espero ter ajudado. Boa sorte e saudações jurídicas!
    Fábio Jr e GONCALO curtiram isso.
  3. GONCALO

    GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,470
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia doutor
    Inclino-me ao entendimento que o prazo deve ser contato da inequivoca ciencia de cada Contestação, até porque os Reus podem alegar motivos diferentes.
    Lembrando que a só exibição do processo virtual ao advogado ou a parte poderia ser considerado como ciencia da contestatoria.
    Se apresentarem contestações identicas, basta o famoso "controlC/control B" rsrs
    Fábio Jr e Ricardo Felippe curtiram isso.
  4. Fábio Jr

    Fábio Jr A Vida é Um Fator Incontrolável

    Mensagens:
    420
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rondônia
    Obrigado pelas considerações. Forte abraço.
    GONCALO e Ricardo Felippe curtiram isso.
Tópicos Similares: Prazo Para
Forum Título Dia
Direito de Família Prazo para manifestação de laudo social é de 5 dias ou de 15? 17 de Abril de 2023
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor MARCO INICIAL PARA CONTAGEM DE PRAZO PARA APELAÇÃO APÓS EMBARGOS DECLARATÓRIOS 11 de Outubro de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor Prazo para Pagamento de Custas Finais - Prazo processual ou Prazo Material? 11 de Julho de 2019
Direito Civil, Empresarial e do Consumidor PRAZO PARA COBRANÇA DE MENSALIDADES ATRASADAS - PLANO DE SAÚDE 26 de Março de 2019
Direito de Família Prazo para registro de Acordo homologado pelo juízo em separação judicial? 13 de Dezembro de 2018