1. souzaadvocacia Membro Pleno

    Mensagens:
    274
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso
    Prezados colegas, em um processo criminal, por mais que não sedimentado, o juízo a quo reconheceu a prescrição virtual, entretanto, após recurso do MP, o Tribunal cassou a sentença e determinou o prosseguimento da persecução penal.

    Com isso, o MP propôs que fosse designada audiência para aceitação ou não da suspensão condicional do processo.

    Daí a dúvida: pelo visto, após a fixação da pena, automaticamente a punibilidade será declarada extinta, entretanto, mesmo assim o réu deixará de ser primário? Logo, será viável a aceitação da suspensão ou a extinção da punibilidade?
  2. Persecutore Membro Pleno

    Mensagens:
    102
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    De qual procedimento se trata? sumaríssimo ou sumário/ordinário?

    Pois o primeiro (JECRIM c/ pena em abstrato igual ou inferior a 1 ano) se suspende o "processo"; então não se tem, ainda, pena, tampouco reincidência (sistema Anglo-americano);

    Já no segundo sistema (sistema belga-francês), suspende-se a "pena". Aqui o o acusado foi sentenciado, mas tem sua pena suspensa. Neste há os efeitos secundários da pena: reincidência...
  3. souzaadvocacia Membro Pleno

    Mensagens:
    274
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso
    Trata-se de processo penal pelo rito ordinário.

    No caso relatado, houve sentença de mérito, reconhecendo a prescrição virtual da pretensão punitiva.

    Entretanto, o Tribunal acatou as razões do RESE interposto pelo Ministério Público e reformou a sentença, determinando o seguimento do feito.

    Contudo, na primeira audiência após o recebimento da denúncia e, por consequência, apresentação da defesa prévia, o preclaro membro do parquet ofereceu a suspensão condicional do processo pelo período de 2 (dois) anos, daí minha dúvida em aceitar ou não a proposta, ou seja, como não houve o julgamento do mérito e por certo haverá a extinção da punibilidade, ocorreria a reincidência no caso da extinção?

    Em consulta mais acurada, constatei a existência da Súmula 220 do STJ que responde minha dúvida, qual seja, a reincidência não influi no prazo da pretensão punitiva.
  4. Nícolas-DPU Em análise

    Mensagens:
    3
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Espírito Santo
    Prezado Souza,
    Pessoalmente, quando vejo uma prescrição inevitável, oriento o réu a não aceitá-la, pois a condenação não terá efeito penal nenhum. Há acórdão do STF (que não tenho de cabeça agora) no sentido de que a extinção da punibilidade pela prescrição oblitera TODOS os efeitos da pena. Convém ressalvar que os efeitos CIVIS permanecem, como a obrigação de reparar o dano.
Tópicos Similares: PRESCRIÇÃO PRETENSÃO
Prescrição da Pretensão Executória em caso de duplo efeito de outro réu
Prescrição Pretensão Executoria
Prescrição Da Pretensão Punitiva Do Estado
Prescrição Da Pretensão Executória.
PrescriÇÃo Da PretensÃo Punitiva