1. barsanulfo Em análise

    Mensagens:
    1
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Este é um caso que ainda não consegui jurisprudência. O filho maior requer o reconhecimento de filiação post mortem com a concordancia dos demais filhos nerdeiros. Há necessidade de ação judicial ou apenas o reconhecimento extra judicial? Em havendo concordância de todos os irmãos unilaterais e havendo necessidade de ingressar em juízo uma procuração (pública ou privada?) é o bastante para concordar com o reconhecimento de filiação?
  2. Alexandrejus Membro Pleno

    Mensagens:
    257
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Mato Grosso do Sul
    é perfeitamente possivel mas, no caso, será necessária ação judicial.

    para o processo (investigação de paternidade) basta procuração "ad judicia" outorgada pelo proprio investigante (já que maior). nao é necessario procuração publica.

    todos os herdeiros (no seu caso os filhos) deverao integrar o polo passivo (se ele deixou viuva, tambem deve ser incluida). entende-se que mesmo ainda nao terminado o inventario, não é correto direcionar a ação contra o espólio( posição do STJ).

    mesmo que todos herdeiros do falecido concordem com o pedido, me parece melhor que eles integrem o polo passivo e, apos citados, manifestem a concordancia quanto a pedido.

    entende-se que diante da concordancia dos herdeiros seria desnecessário até mesmo o exame de DNA, mas nos casos que vi outras foram foram produzidas (testemunhal). sobre isso, veja no link:

    http://www.legjur.com/jurisprudencia/jurisp_index.php?palavra=Investiga%E7%E3o+de+paternidade+post+mortem&opcao=3&pag=400
Tópicos Similares: Reconhecimento Filiação
Reconhecimento União estável pós morte
Ação de reconhecimento e dissolução de união estável cc partilha de bens consensual
Reconhecimento de União Estável Post Mortem / Inventário / Ação de Cobrança DPVAT
Anulação de doação/reconhecimento de união estável
Reconhecimento de união estável 'post mortem'