1. João Rocha Membro Pleno

    Mensagens:
    83
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Santa Catarina
    Srs.(as): a ré foi citada com prazo e advertências de que teria que apresentar contestação até a audiência de conciliação. Na AC do JEC a ré compareceu com procurador e preposto. O procurador alegou que tinha protocolado contestação, carta de preposição e forneceu o protocolo eletrônico. A ata foi emitida com a ciência do autor sobre esse protocolo e abriu prazo de 15 dias para o autor impugnar a contestação.
    Agora, a dois dias do fim desse prazo, nada de contestação ou carta de preposição. O protocolo devia ser de outro processo. Embora o processo seja conduzido no dever de colaboração e respeito entre as partes acho que o juiz pode entender que o autor precluiu do direito de pedir a decretação da revelia por falta da carta de preposição.
    Quanto à contestação não apresentada, ainda, devo impugnar genericamente para não perder o prazo ou aguardo até a AIJ?
  2. faro Membro Pleno

    Mensagens:
    395
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Doutor, ficou um pouco confuso... se a contestação não foi apresentada (se foi protocolada em outro processo não é problema seu) aos autos, não há nada para se manifestar. "O que não está nos autos, não está no mundo". Como se trata de processo eletrônico, quando o senhor acessa o sistema, não há contestação juntada? O que há juntado? Se eu fosse o senhor, atravessaria uma petição pedindo a revelia do réu por não ter juntado os atos constitutivos, a carta de preposto e a constestação. Mas faria isso pouco antes do horário da AIJ. Ou seja, se está marcada para quarta as 12h, juntaria pouco antes de sair para a audiência.
  3. João Rocha Membro Pleno

    Mensagens:
    83
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Santa Catarina
    Obrigado pela resposta. Nem contestação, nem carta até o momento. O que consta é a ata da audiência como última movimentação.
    Sim, eu já pensei em peticionar só a questão da revelia e JAL, no último instante. Meu receio é a ré fazer o mesmo com relação aos documentos que faltam e contestação.
    A jurisprudência que tenho visto aqui em SC é que a contestação pode ser apresentada até antes da prolação da sentença, caso em que esta pode ser anulada por ter decretado a revelia por "excesso de rigorismo".
    Posso estar enganado, mas acho que tudo isso é estratégia da ré, pois sabe do potencial para anular a sentença em caso de revelia e, assim, atrasar o processo.
  4. rafaelnparanagua Advogado Correspondente em Brasília

    Mensagens:
    100
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Boa tarde.

    Penso que ocorreram os efeitos da revelia, eis que possui regra ditada (na intimação) pelo próprio juiz de quando deverá ser juntada a peça defensiva.

    Mas fique de olho, pois como não é a regra processual, pode ser que eles utilizaram isso justamente para um posterior questionamento em sede recursal.

    Att.

    Rafael Paranaguá.

    Advogado correspondente em Brasília.
Tópicos Similares: Sem contestação/prazo
PENHORA SOB IMÓVELSEM INVENTÁRIO - APENAS UM HERDEIRO.
Empresa terá que indenizar metalúrgico por acidente em obra sem sinalização
Estudante que ficou três anos sem diploma será indenizada
Passageiro será indenizado após cancelamento sucessivo de voos sem justificativa
Passageiro será indenizado após cancelamento sucessivo de voos sem justificativa