1. Ana Cabral Membro Pleno

    Mensagens:
    10
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Pernambuco
    Sou iniciante na advocacia e tenho dúvidas que os senhores diriam bobas, mas o início é assim mesmo. Se puderem ajudar, agradeço desde já.
    As dúvidas são as seguintes:
    1- Já havia um inventário em andamento e, um tempo depois, a viúva veio a falecer também. Faz-se um novo inventário,um novo procedimento com os bens dela? Começa tudo do zero em relação aos bens que ela deixou? Ou segue o inventário do esposo e o patrimônio dela é colacionado ao inventário já existente?
    2- Segunda dúvida, sem querer abusar, são muitos herdeiros (10), entre eles um incapaz já idoso, deficiente mental e com câncer. Decidiram,numa reunião familiar, fazer uma sessão de direito de 1/10 do patrimônio de cada um em favor desse irmão. Minha cliente é obrigada a ceder ou ela pode não assinar esse termo de sessão de direito e ela mesma, com seu patrimônio, passar particularmente essa mesma proporção para seu irmão? (ela não confia muito na administração da curadora que não presta contas). Minha cliente também já é idosa (71 anos) e precisou me chamar para obter informações,pois as irmãs mais novas não passam nada e a tratam com indiferença.
    Posso pedir essa prestação de contas no processo de inventário ou só no de interdição do irmão?
    3- Por fim, e já abusando, é legal fazer reformas e alugar bens inventariados sem a permissão judicial?
    4- Eu, como advogada, sabendo disso devo peticionar informando o fato mesmo que minha cliente aceite isso?
    5- Há um terreno, não inventariado, que era do de cujus mas estava no nome do genro dele. O que fazer quanto a isso?


    Agradeço muito se puder ajudar.
    Muito obrigada,
    Ana Cabral
  2. HumbertoSerra Membro Pleno

    Mensagens:
    21
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Prezada Dra. Ana Cabral, minhas considerações sobre os questionamentos são as seguintes: