1. Douglas Rocha Em análise

    Mensagens:
    2
    Estado:
    Minas Gerais
    Abri a questão:

    Alguem que seja agraciado com a suspensão condicional no processo, cumpridas as determinações legais, ao final da suspensão e extinto o processo e o réu e considerado culpado, inocente ou sem culpa, de acordo com o Direito Brasileiro?

    Tive a sequinte resposta: Dr. Carlomagno

    A findo o prazo probatório da suspensão condicional do processo será declarada extinta a punibilidade sobre o fato na qual não fora discutido numa possível instrução criminal, logo não há que se falar em culpa ou inocência, pois sequer fora questionado o fato. Apenas, não será punível o fato e servirá para que no prazo de cinco não seja cometido quaisquer crimes em que possa gozar deste benefício.

    Sabendo disto gostaria de saber o seguinte:

    Sou Policial Militar e tive minha promoção impedida por estar sob judice de acordo com a Lei complementar 95 abaixo citada (suspenção condicional do processo), gostaria de saber se tenho direito de receber o beneficio da retroação uma vez que meu processo foi extinto.

    Lei Complementar Nº. 95 do Estado de Minas Gerais

    Art. 203. Não concorrerá à promoção nem será promovido, embora incluído no quadro de acesso, o Oficial que:

    IX - estiver sub judice, denunciado por crime doloso previsto:

    a) em lei que comine pena máxima de reclusão superior a dois anos, desconsideradas as situações de aumento ou diminuição de pena;

    § 1º O Oficial incluído no quadro de acesso que for alcançado pelas restrições dos incisos III e IX e, posteriormente, for declarado sem culpa ou absolvido por sentença penal transitada em julgado será promovido, a seu requerimento, com direito a retroação.


    § 2º O Oficial enquadrado nas restrições previstas nos incisos III e IX concorrerá à promoção, podendo ser incluído no quadro de acesso, sendo promovido se for declarado sem culpa ou absolvido por sentença transitada em julgado, que produzirá efeitos retroativos.


    § 3º Não ocorrerá a retroação prevista no § 1º, salvo na promoção pelo critério de antigüidade, quando a declaração de ausência de culpa ou a absolvição ocorrer por inexistência de prova suficiente para a aplicação de sanção ou para condenação ou por prescrição.


    § 4º As restrições do inciso IX não se aplicam a Oficial, nos crimes dolosos contra a pessoa, quando decorrentes de ação militar legítima, verificada em inquérito regular.


    Sabendo que na suspensão condicional do processo o Réu ou agente não admite culpa, sendo um modo de se defender na persecução penal sem contestar a acusação. "O réu voltará ao status quo ante, pois não terá havido qualquer mácula ao seu estado de inocência, já que na proposta não se discute culpabilidade. Assim, poderá o agente exercer em toda a sua inteireza o direito de defesa."

    “o fato de o acusado ter antes concordado com a suspensão do processo não pode ser levado em conta para efeito de culpabilidade” (op. cit., p. 126), pois vigora em favor do denunciado o nolo contendere, sistema no qual o réu não admite culpa nem proclama inocência. Enfim, o ônus é do Estado-Administração.

    Logo agradeço a atenção.
  2. drrafaelfeliciojr Membro Pleno

    Mensagens:
    468
    Estado:
    Rio de Janeiro
    Neste caso, você deve buscar a ajuda de um advogado de sua confiança, munida de toda documentação pertinente ao caso, para que ele possa lhe orientar.

    Att,
Tópicos Similares: Suspensão Condicional
Réu cumprindo suspensão condicional do processo quer se mudar de país
Certidão de honorários advocatícios (dativo) no caso de suspensão condicional
Perda da audiência de suspensão condicional do processo
Suspensão Condicional - Mudança de cidade
Suspensão Condicional Processo