Teste – Seu escritório está alinhado com o mercado ?
Nos dias de hoje é importante entender que o mercado reage ao que ele conhece e entende sobre seu negócio jurídico. Veja neste breve teste como perceber se você está alinhado com o que estes “juízes implacáveis” esperam de você.
1 – Como é seu logotipo hoje ?
A – Tenho meu logotipo criado por profissionais e mantenho todos os arquivos de logotipia, nos mais variados formatos, arquivados.
B – Eu mesmo criei. Não vi a necessidade de chamar um profissional para estruturar isso.
C – Uso apenas o nome do escritório escrito em fontes sérias, sem logotipo.
2 – O que sua recepcionista diz ao atender seu telefone comercial?
A – “Nome do escritório, bom dia, recepcionista falando”.
B – “Alô” ou “Advocacia”.
C – Não tenho recepcionista. Eu mesmo atendo os telefones.
3 – Em uma reunião prospectiva, minha primeira ação é:
A – Apresentar-me, trocar cartão com o prospect e apresentar meu folder.
B – Trocar cartões. Não tenho folder, mas levo todo meu material impresso no escritório mesmo.
C – Converso apenas, pois não tenho cartão nem folder.
4 – Hoje meu site é:
A – Um canal interativo com o cliente, onde ele pode acessar seus processos, ter notícias atualizadas referentes às suas áreas de interesse profissional e ainda entender como funciona a estrutura interna.
B – Um site simples, apenas institucional, onde coloquei minhas áreas de atuação, meu currículo e telefone para contato.
C – Não tenho site.
5 – Como faço para mostrar ao mercado que tenho conhecimento técnico de alto nível ?
A – Escrevo e envio artigos periodicamente para mídias especializadas, visando o fato de que o mercado deve ter acesso às minhas opiniões.
B – Envio comentários sobre os novos posicionamentos legislativos para meus clientes.
C – Acredito que, fora contatos imediatos, o mercado desconheça o quanto eu sou bom e opinativo em meu trabalho.
6 – Meu canal de e-mail com o mercado é :
A – Através de e-mail representativo, ou seja, nome@nomedoescritorio.com.br.
B – Através de e-mail generalista, como yahoo, hotmail, terra, uol, entre outros.
C – “O que é e-mail?”.
7 – Meu tempo está extremamente escasso para atender clientes e me apresentar para potenciais. Eu:
A – Faço uma planilha de gastos programados, terceirizo os serviços de contratação de profissionais habilitados e amplio meu quadro de funcionários, visando o crescimento.
B – Contrato pessoalmente uma pessoa “multifuncional” para me ajudar.
C – Continuo do jeito que está, pois “um dia a coisa vai melhorar”.
8 – Sou lembrado pelo meu cliente apenas através do trabalho rotineiro?
A – Não. Também sou lembrado através da newsletter eletrônica que envio periodicamente para todos. Além disso, tenho uma regularidade de ligações sociais para os clientes mais importantes.
B – Talvez. Algumas vezes enviamos brindes de final de ano para eles se lembrarem socialmente do escritório.
C – Sim. Acredito apenas na exposição simples e pura de meu trabalho.
9 – Se algum funcionário propõe uma idéia diferente, porém ética para trabalhar a imagem do escritório, você:
A – Senta com o mesmo e discute os itens relevantes do projeto e seu retorno.
B – Não conversa com ele mas dá carta branca para implementação. Afinal de contas, se der errado, é ele quem coordenou tudo e você terá quem culpar.
C – Diz que não tem tempo para isso e deixa “pra depois”.
10 – Como você acha que o cliente fica depois de conhecer os serviços do escritório?
A – Completamente encantado, pois foi prestado um serviço além das expectativas.
B – Feliz, pois o serviço proposto foi concretizado.
C – Insatisfeito, pois teve um relacionamento com o escritório sem personalização em seu processo.
Resultados:
A – cada A vale 15 pontos
B – cada B vale 10 pontos
C – cada C vale 5 pontos
De 50 até 95 pontos:
Você deveria pensar um pouco mais estrategicamente em seu escritório. Talvez a qualidade técnica de seus trabalhos seja excelente, porém o mercado não o percebe. Sua marca precisa ser elaborada e melhor trabalhada para se fazer conhecer.
De 100 até 145 pontos:
Você está quase lá. A estrutura de reconhecimento de seu nome jurídico já está em movimento. Não se esqueça de profissionalizar cada vez mais suas ações e investir no completo reconhecimento de sua marca.
Até 150 pontos:
Parabéns. Você está alinhado ao que o mercado espera de você, pelo menos em termos de imagem corporativa. Aplicar em um plano estruturado de ação de conquista mercadológica é o próximo passo no crescimento de seu escritório.
Alexandre Motta é consultor da Inrise Consultoria em Marketing Jurídico e através de sua experiência prática em marketing jurídico, atualmente mantém inúmeros escritórios sob sua responsabilidade de atuação e crescimento ético.
www.inriseconsultoria.com.br
Ver anexo Teste – Seu escritório está alinhado com o mercado.doc
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Teste – Seu escritório está alinhado com o mercado ?
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