1. Mila Moreira Membro Pleno

    Mensagens:
    62
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Santa Catarina
    Srs. preciso de ajuda, em caso concreto que à mim chegou:

    - Apenado do sistema prisional, atualmente cumprindo pena em colonia penal, trabalha há 03 meses para uma empresa (dentro da casa prisional da Colonia Penal) na manufatura de madeira (serragem e demais serviços).
    Este preso sofreu um acidente de trabalho sendo que teve um dedo da mao decepado por uma serra. Os agentes penitenciários prestaram socorro encaminhando-o para atendimento médico. O apenado, no dia de passeio dele se dirigiu a uma agencia do INSS para tentar um benefício acidentário de trabalho (Auxílio-Doença Acidentário). Foi verificado pelo CNIS dele que jamais teve qualquer vínculo empregatício antes de ser preso, e por lógico nao abriram qualquer requerimento de benefício.

    PERGUNTA-SE:
    - Este preso tem direito de buscar algum benefício e/ou indenizaçao pelo acidente, eis que acontecido durante a hora de trabalho para uma EMPRESA que usa os detentos para trabalharem para ela, inclusive pagando salário mensal além da remissao de pena prevista na Lei das Execuçoes Penais?

    - Pode-se acionar a empresa e o Estado para requerer uma indenizaçao pelo fato ocorrido, já que o mesmo está impossibilitado de trabalhar, além de ter perdido um dedo da sua mao?

    - Caso haja esta possibilidade, esta indenizaçao deve ser buscado na esfera cível (justiça comum) ou na justiça do trabalho?

    - Qual o melhor caminho para o caso?

    Desde já obrigada
  2. Morgana Santos Membro Pleno

    Mensagens:
    49
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
Tópicos Similares: TRABALHO APENADO
TRABALHO DE APENADO PRISIONAL
Bacharelado e Mercado de Trabalho
Tratorista morre em acidente de trabalho e filho é indenizado
Prefeitura de Goiânia terá de indenizar servidora que sofria assédio moral no trabalho
Período de trabalho no exterior