1. Lady Membro Pleno

    Mensagens:
    42
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Bom dia Colegas,


    ingressei com uma AÇÃO DE ALIMENTOS, c/c pedido de alimentos provisórios e regulamentação de guarda e visitas.

    o despacho ficou assim: "...fixo alimentos provisórios à razão de 40% do salário mínimo nacional. Os valores deverão ser pagos até o dia 10 do mês seguinte ao vencido e depositados em conta bancária informada pela parte autora...".

    Ocorre que, já se passaram 2 meses e o réu ainda não pagou os alimentos provisórios. Qual a medida devo usar para forçá-lo a pagar já que se trata de alimentos provisórios, ainda não há sentença definitiva.



    Att,


    Laura
  2. GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,468
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia doutora:
    Pode ser uma boa ideia peticionar, informando o fato do Juízo, solicitando as providencias que se fizerem necessárias para que o requerido obedeça imediatamente o comando jurisdicional.(Antes de peticionar, talvez fosse o caso de se efetuar uma Notificação Extrajudicial, via Cartório de Titulos e Documentos)
    Letícia curtiu isso.
  3. jrpribeiro Advogado

    Mensagens:
    752
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Goiás
    Prezada colega, bom dia.

    Concordo com a opinião do colega Gonçalo, porém não acredito muito em sua eficácia na prática em função da índole do devedor.
    De qualquer forma eu faria o contato com este informando que dalí há mais poucos dias já poderia propor ação pelo procedimento do artigo 733 do CPC, ou seja, caso não faça o pagamento correria o risco de ser preso. Isto normalmente funciona.
    Lembrando que é uma ação própria.

    Cordialmente.
    Letícia curtiu isso.
  4. Anderson Rosolem Membro Pleno

    Mensagens:
    131
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    A título de esclarecimento, os alimentos provisórios podem ser executados com base no art. 733 do CPC, entretanto é pacifico o entendimento que somente poderá pleitear esse pedido se já tiverem com 3 prestações vencidas, teor da SÚMULA 309 do STJ: O débito alimentar que autoriza a prisão civil do alimentante é o que compreende as três prestações anteriores à citação e as que vencerem no curso do processo.
    Você deve ingressar com uma ação de execução de alimentos com base no art. 733 do CPC, pedindo para distribuir por dependência ao processo principal.
    Espero ter ajudado.
  5. rodrigopauli Rodrigo S. Pauli

    Mensagens:
    504
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Lembrando que o executado têm que ser citado para ser colocado em mora e então valer a incidência dos alimentos provisionais. A colega não chegou a informar se o mesmo já havia sido citado conhecendo o nosso sistema judiciário, dois meses não é muito tempo para a realização da diligência, não raro levam de 6 meses a 12 meses para cumprir o mandado de citação em algumas comarcas de interior.
  6. Lady Membro Pleno

    Mensagens:
    42
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Rio Grande do Sul
    Colegas obrigada pelas dicas, acabei fazendo uma petição nos autos informando o descumprimento, porém o Juiz não aceitou meu pedido, vou ter que entrar com uma ação de execução pedindo para distribuir por dependência ao processo principal.

    Grata.

    Abraços
Tópicos Similares: ALIMENTOS PROVISÓRIOS
Alimentos Provisórios X Agravo de Instrumento - URGENTE
Alimentos Provisórios
Revisão De Alimentos Provisórios
Agravo De Instrumento E Alimentos Provisórios
Fixação De Alimentos Provisórios - Redução - Recurso Cabível