1. rafaelnparanagua Advogado Correspondente em Brasília

    Mensagens:
    100
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Bom dia colegas.

    Um cliente me ligou aqui falando que uma empresa negativou o nome dele no SPC e SERASA mesmo após 05 anos de existência do débito.


    A empresa o informou que comprou a dívida do Banco do Brasil e por isso está negativando só agora.


    Caberia ação de dano moral?

    Existem entendimentos favoráveis e contrários?

    No aguardo.

    Boa semana.
  2. rosanamoronta Membro Pleno

    Mensagens:
    38
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    São Paulo
    Caro Colega,

    Acabo de entrar com uma Ação Declaratoria de inexigibilidade do debito pela prescricao, cumulada com reparacao de danos morais....

    Cabe analisar os documentos e verificar primeiro se a divida esta realmente prescrita...
    Existem alguns requesitos para a validade da cessao de credito e existe uma discussao em cima disso!!!

    Apesar do meu entendimento ser contrario....muitos alegam que precisa existir prova do dano.......
    O nome dele nao pode ter outras negativações.....

    Se quiser me mande um email que te passo algumas materias a respeito do tema!!!!

    Att.

    Rosana
  3. GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,470
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Bom dia Doutor:
    CC, art. 206, § 5 prescreve Em cinco anos:

    "I - a pretensão de cobrança de dívidaslíquidas constantes de instrumento público ou particular;"

    Entendo que o devedor pode, se quiser - e de sua livre e espontânea vontade - pagar divida já alcançada apela prescrição.

    Mas falece ao então credor o direito de exigir seu adimplemento.

    Para efeito de da contagem prescricional, me parece absolutamente irrelevante.Se a empresa "comprou a dívida", comprou-a do jeito que ela está: morta.

    Então, se ao credor original não é mais possível cobrar a divida, a negativação do nome do devedor no SERASA e SPC, em meu modesto entendimento. desafia uma ação de danos morais.
  4. rosanaloris Em análise

    Mensagens:
    25
    Sexo:
    Feminino
    Estado:
    Mato Grosso
    Dr, se a cessão nao foi notificada ao devedor, nao terá eficácia, a teor do disposto no art. 290 CC.

    RECURSO INOMINADO Nº 6.472/05ACÓRDÃO EMENTA: RECURSO INOMINADO. INSCRIÇÃO DE NOME DE ALUNO NO SPC E SERASA FEITA POR EMPRESA DE FACTORING POR MENSALIDADE ESCOLAR JÁ PAGA À FACULDADE. DANO MORAL CARACTERIZADO. 1.-A CESSÃO DE CRÉDITO FEITA PELA FACULDADE A EMPRESA DE FACTORING NÃO TEM EFICÁCIA PERANTE O ALUNO VEZ QUE FEITA SEM SUA ANUÊNCIA E CIÊNCIA POR ESCRITO, NOS TERMOS DO ARTIGO 290 DO CÓDIGO CIVIL. 2.-A INSCRIÇÃO INDEVIDA DE NOME DO CONSUMIDOR EM CADASTROS NEGATIVOS DE CRÉDITO (SPC,SERASA,ETC) GERA DANO MORAL INDENIZÁVEL. 3.-O VALOR DA INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS QUANDO ARBITRADO ARBITRADO COM PONDERAÇÃO E TENDO EM CONTA AS ORIENTAÇÕES DA DOUTRINA E DA JURISPRUDÊNCIA MERECE SER MANTIDO.4.- RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO.
  5. GONCALO Avaliador

    Mensagens:
    2,470
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    São Paulo
    Muito bem lembrado Doutora.
    Esse fato pode ter ocorrido antes de completar-se o prazo prescricional.

    Me parece que a prescrição é contada a partir da exigência do adimplemento, e não da posse do titulo por terceiro.
    Se a empresa que adquiriu os créditos o fez após o prazo prescricional, deve arcar com o prejuízo oriundo do título inútil.
    De qualquer forma essas empresas especializadas em "comprar dívidas" jogam com o desconhecimento do devedor bem como sua justa preocupação em manter seu nome fora do SPC/SERASA.
    Deve ser a técnica do SCC: "Se Colar Colou"...
  6. rafaelnparanagua Advogado Correspondente em Brasília

    Mensagens:
    100
    Sexo:
    Masculino
    Estado:
    Brasília-DF
    Nobres colegas,

    Obrigado pelas considerações.

    Também sou adepto ao entendimento de que o início da prescrição nasce juntamente com o direito da exigibilidade do crédito.

    Sendo assim, impossível a empresa negativar meu cliente em decorrência da cessão.
Tópicos Similares: Venda Dívida
Usufruto em matrícula originária de imóvel em venda judicial
Plataforma de vendas deve indenizar usuário
Idosos prejudicados com venda de aparelho de fisioterapia podem solicitar indenização
Idosos prejudicados com venda de aparelho de fisioterapia podem solicitar indenização
Atraso na finalização do contrato de compra e venda, de quem é a culpa?